TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição E HIV

Trabalho Escolar: Nutrição E HIV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  4.662 Palavras (19 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 19

Introdução

O estado nutricional de pacientes infectados pelo HIV ou com AIDS sofreu mudanças desde 1996. A desnutrição descrita no inicio do surgimento da AIDS caracterizava-se pela perda ponderal involuntária, enfraquecimento, febre e diarreia que acometiam entre 60 a 90% dos indivíduos infectados pelo HIV. Hoje, por meio dos efeitos terapêuticos da terapia antirretroviral altamente ativa (HAART =highlyactive antirretroviral therapy: associação da transcriptase reversa e inibidores de protease (IP)), observa-se diminuição da incidência de infecções oportunistas, controle da multiplicação da carga viral e da desnutrição, conhecida como wasting syndrome associada ao HIV, e dos efeitos colaterais como obesidade, dislipidemia e lipodistrofia.

O impacto da terapia antirretroviral resultou na redução da morbidade e mortalidade documentada em nível internacional e também no Brasil. Entretanto, o uso da terapia antirretroviral de alta eficácia (HAART) trouxe como risco os efeitos colaterais de seu uso prolongado, como diabetes mellitus, nefro toxicidade e dislipidemia.

Dados do Ministério da saúde do Brasil mostram uma acentuada redução na curva da mortalidade por AIDS, das internações e da redução no consumo de medicações utilizadas no tratamento de infecções oportunistas após 1996, com a introdução do uso da HAART no país.

O Objetivo deste capítulo é apresentar propostas de como evitar a desnutrição (sobretudo a perda de peso), minimizar os efeitos decorrentes da terapia antirretroviral e listar as necessidades nutricionais de macro e micronutrientes de pacientes portadores do HIV/AIDS.

RESUMO

Este estudo teve como objetivo conhecer o perfil nutricional de indivíduos HIV- positivos em uso de terapia antirretroviral e comparar o desempenho dos indicadores do estado nutricional. Um estudo transversal foi realizado em 94 pacientes atendidos no Hospital de Doenças Tropicais Ambulatório de Medicina de Botucatu (FMB) - UNESP. O índice de massa corporal (IMC) e a classificação por Papini - Berto (PB) foi utilizado para avaliar o estado nutricional, visando à detecção de desnutrição e obesidade. A relação cintura- quadril (W / AR) e circunferência da cintura (CC) foram adotados para identificação da obesidade abdominal e lipodistrofia. De acordo com o IMC, a maioria dos indivíduos eram eutróficos, seguido por 30,9 % de sobrepeso e 6,4% desnutridas. Ao utilizar a classificação de PB, o aumento da frequência de desnutridos (22,3%). A análise da classificação PB em relação ao IMC indicou que o primeiro apresentou alta sensibilidade e boa especificidade para o diagnóstico de desnutrição, ou seja, 100 % e 83 %, respectivamente. A prevalência da obesidade abdominal foi de 7,44% de acordo com WC, e uma maior prevalência (38,3%) foi observada quando se toma W / AR em conta. Houve associação positiva e significativa entre o diagnóstico nutricional de acordo com a PB e de linfócitos T CD4 +. Os resultados apoiam o uso de classificação de PB para detecção de desnutrição, assim como a do IMC e da W / HR para redistribuição excesso de peso e gordura.

Considerações Gerais

A AIDS (Síndrome da imunodeficiência adquirida) foi identificada em 1981. Seu agente etiológico é o HIV (human immunodeficienccy vírus).

A evolução natural da infecção caracteriza-se por intensa e continua replicação viral, que resulta, principalmente, na destruição de células CD4. A depleção progressiva do pool de células CD4, em conjunto com outras alterações do sistema imune, leva à imunodeficiência. Dessa forma, a supressão da replicação viral é imprescindível para que se possa diminuir ou reverter esse dano imunológico. A perda de imunidade celular, ou seja, a supressão dos linfócitos T4 ou T Helper, representa um ponto final de uma sequencia progressiva de reações imunossupressoras, que tornam o organismo altamente suscetível ao aparecimento de tumores e infecções oportunistas.

Estima-se que 40 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus HIV. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria delas foi infectada entre os anos de 1980 e 2001, quando foram reportados cumulativos 215,000 casos de AIDS com uma proporção de homens para mulheres de 3:1.

A AIDS é hoje classificada, segundo o CDC de 1987 e 1993, em 3estágios: inicial, intermediário e final, conforme a contagem de CD4 e a presença dos sinais e sintomas da doença.

Estagio inicial da doença

• Contagem de células CD4 > 500 cel./mm;

• Sintomatologia: linfadenopatia e dermatites;

• Declínio da contagem de CD4 de 50 cel./mm por ano.

Estagio intermediário da doença

• Contagem de células CD4 entre 200 e 500 cel./mm;

• Sintomatologia: candidíase oral e vaginal, displasia cervical, neuropatia periférica, herpes zoster e febre.

Estagio final da doença

• Contagem de células CD4 < 200 cel./mm;

• Sintomatologia: doenças neurológicas, infecções oportunistas (IO), tumores etc.

Alterações Nutricionais

A desnutrição em pacientes soropositivos caracteriza-se pela perda ponderal involuntária maior que 10% do peso corpóreo, enfraquecimento crônico, diarreia (> 2 evacuações liquidas por > 30 dias), febre documentada por mais de 30 dias intermitente ou constante e perda de massa celular corpórea (quando ate 30% representa uma depleção de 10 a 15% da massa corpórea magra, com prognostico de mortalidade de 80% em um amo), conhecida como wasting syndrome – síndrome consumptiva. De 1996 a 1997, a prevalência da desnutrição obteve redução entre 30 e 50%(Tabela 13.1).

A Desnutrição, em pacientes com HIV/AIDS esta associada a vários mecanismos:

Baixa ingestão calórico-proteica: alterações gastrintestinais como disfagia, náuseas, vômitos e diarreia, quando em formas acentuadas, porem levar à anorexia e à perda de peso. A anorexia pode também ser consequência de radio ou quimioterapia, visto que pacientes submetido a esses procedimentos frequentemente apresentam perda de apetite acompanhada por náuseas e vômitos.

Diarreia: caracteriza-se por ser o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com