TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nódulos Benignos No Linfonodo Da Axila Direita

Exames: Nódulos Benignos No Linfonodo Da Axila Direita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 2

Linfoma é um tipo de câncer que se desenvolve nos linfonodos (ou gânglios). Ocorre quando uma célula normal do sistema imune encarregado de defender o organismo de infecções, chamada linfócito, cresce desordenadamente, sem parar, e espalha-se pelos linfonodos, em especial, pelos da região do pescoço, axilas e virilha, mas também pela medula óssea, baço, fígado e trato gastrintestinal.

Os linfomas podem ser classificados basicamente em dois grandes grupos: linfomas Hodgkin (LH) e não Hodgkin (LNH). Nos dois casos, eles têm comportamento e grau de agressividade diversos.

Existem mais de 20 tipos diferentes do linfoma não Hodgkin, classificados de acordo com o tipo de célula linfoide e o comportamento biológico: os indolentes, com evolução lenta, e os agressivos, de crescimento rápido e mais invasivos.

A incidência tem aumentado nos últimos anos. Embora possa manifestar-se em pessoas de qualquer idade, parece que atinge mais os homens do que as mulheres com idade superior a 60 anos

Quando isso acontece, o paciente deve ser submetido a uma biopsia do gânglio alterado, que será analisada por um patologista. Feito o diagnóstico, o próximo passo é o estadiamento, para identificar outras áreas possivelmente acometidas pelo câncer. Também são pedidos exames de imagem para auxiliar no diagnóstico.

A técnica cirúrgica para a retirada dos linfonodos não costuma apresentar grandes dificuldades para Mastologistas experientes, são pouco comuns lesões de nervos, artérias e veias na axila, embora possam ocorrer. Complicações mais precoces usualmente estão relacionadas com a formação de seromas (acúmulo de líquido) que podem ser resolvidos com uso de drenos.

Algumas complicações que podem ocorrer mais tardiamente são as limitações motoras (força e movimento) e alterações de sensibilidade do braço, ambas podendo aparecer em graus variados. Porém a complicação mais desconfortável para a paciente decorrente do esvaziamento axilar é o linfedema. Esse se manifesta com aumento do volume do braço (inchaço) e também pode ocorrer em diversos graus, desde alterações reversíveis e discretas até grandes inchaços com comprometimento da função do membro acometido. Felizmente, se observa esse tipo de alteração em cerca de 6% das mulheres submetidas ao esvaziamento axilar, mas esse número pode se tornar maior quando se associa a radioterapia axilar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com