TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame dos linfonodos

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 2

Modelos de Atenção à Saúde no Brasil

  1. O que são modelos de atenção à saúde e quais suas relações com as diferentes concepções de saúde?

Resposta: É uma representação esquemática e simplificada de um sistema de saúde, em relação a prestação da saúde, pode ser entendida como modelo de atenção ou modelo assistencial. Impõe-se buscar certa precisão conceitual para facilitar a compreensão e orientar as escolhas técnicas e decisões políticas na saúde. Nesta perspectiva, importa identificar os traços fundamentais e as racionalidades que caracterizam os modelos de atenção existentes, bem como as propostas alternativas.

  1. Quais os principais modelos de atenção à saúde no Brasil?

    Resposta: Modelos de Atenção Hegemônicos, como integrantes do modelo médico hegemônicos, podem ser mencionados o modelo médico assistencial privatista e o modelo da atenção gerenciada. E o Modelo Sanitarista, que tem como integrantes os programas especais (Pacs, PSF, campanhas sanitárias, vigilância sanitária e epidemiológica.)

   3. Identifique as características, vantagens e desvantagens de cada um dos modelos assistenciais.

    Resposta: O modelo médico hegemônico apresenta as seguintes características fundamentais: Individualismo, saúde/doença como mercadoria, ênfase no biologismo, a historicidade da prática médica, medicalização dos problemas, privilégio da medicina curativa, estímulo ao consumismo médico e participação passiva e subordinada dos consumidores.

     Vantagens: O modelo da atenção gerenciada preserva algumas características importantes do modelo médico homogêneo, como saúde/doença como mercadoria, o biologismo e a subordinação dos consumidores.

    Desvantagens: Esse modelo não tem comtemplado nos seus fundamentos o princípio de integralidade, está voltado para a demanda espontânea. O modelo médico assistencial privatista não comtempla o conjunto dos problemas de saúde da população e pouco se compromete com o impacto sobre o nível de saúde da população.

O modelo sanitarista apresenta características no que se refere as formas de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde adotadas pela saúde pública convencional.

Vantagens: busca atender as necessidades de saúde da população através de campanhas de vacinação, controle de epidemias, erradicação de endemias e programas especiais como controle da tuberculose, saúde da criança, saúde da mulher, saúde mental, controle do tabagismo etc.

Desvantagens: Este modelo busca atender necessidades que nem sempre se expressam em demanda. Quanto as campanhas sanitárias e programas especiais, que concentra a sua atuação em certos agravos e riscos ou em determinados grupos populacionais, deixando de se preocupar com os determinantes mais gerais da situação de saúde e por consequência, acaba expressando um modelo de atenção que não enfatiza a integralidade de atenção nem a descentralização das ações dos serviços de saúde.

3. Na sua avaliação qual é o modelo de atenção à saúde predominante no Brasil? Esse modelo que predomina é o melhor modelo? Se não, qual o modelo que você acredita que traria melhores resultados para assistência à saúde da população?

Resposta: Na minha avaliação o modelo de atenção à saúde que predomina no Brasil é o modelo sanitarista. Sim, é o melhor modelo que eu acredito que traz melhorias para a assistência à saúde da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com