TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Dos Linfonodos: O Linfonodo ou gânglio linfático

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

 Linfonodos

Funções Dos Linfonodos: O linfonodo ou gânglio linfático, é um órgão do sistema linfático do corpo. É considerado um órgão uma rede de ductos que faz parte do sistema linfático, responsável pela ativação de linfócitos. São ligados aos vasos linfáticos cuja importância na drenagem de líquidos extravasados do sistema circulatório e renovação celular, são essenciais para o organismo. Trajeto da Drenagem linfática Manual

Benefícios da Drenagem Linfática Manual: Auxilia no Sistema Linfático no processo de drenar, no excesso de líquido intersticial, na renovação das proteínas e resíduos metabólicos. Além de melhorar a troca de oxigênio e nutrientes, também auxiliando o equilíbrio hídrico no espaço intersticial.

Movimentos: As manobras da massagem pressão de 30 a 40 mmhg e movimentos leves com evacuação (o processo de evacuação ocorre nos linfonodos, que recém a junção dos coletores linfáticos) e captação (realizada diretamente sobre o segmento edemaciado, visando o aumento da captação da finfa pelos capilares) para acompanhar o fluxo da linfa, e sempre no sentindo dos linfonodos.

Drenagem linfática manual em membros superiores

Manobras de evacuação:

(Deve ser realizada de 3 a 5 vezes de acordo com a necessidade do paciente).

1. Linfonodos infraclavicular

2. Linfonodos supracravicular

3. Linfonodos axilar

4. Linfonodos cubitais

 Captar a linfa da região do braço na parte anterior e posterior de proximal para distal, com movimentos em espiral iniciando sempre pela parte proximal e terminado pela parte distal. O movimento deve ser repedido de 3 a 5 vezes em cada parte do braço. Na sequência realizar a manobra de arraste em toda extensão do braço, com o mesmo número de repetições. Toda a linfa captada deverá ser levada para os linfonodos axilares.

 Utilizando os mesmo movimento e número de repetições, realize a captação da linfa no antebraço utilizando o mesmo processo de divisão, assim como iniciando pela porção proximal e finalizando pela distal. Conduzindo a linfa para os linfonodos e axilares.

 Captar a linfa da região da mão começando pela palma, de proximal para distal em relação ao punho com movimentos em espiral sempre em direção ao punho. O mesmo deverá ser feito no dorso da mão. Encerrar com “movimento de pinçamento” nos dedos.

 Encerrar a captação com bracelete na região do braço, antebraço, do punho até a região axilar. Pois o que restou da linfa deve ser depositado nos linfonodos axilares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com