TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Números Primos, Divisibilidade, Congruência, O Último Teorema de Fermat e o Teorema de Chebyshev.

Por:   •  15/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  5.581 Palavras (23 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 23

Universidade Federal de Pernambuco[pic 1]

Programa de Iniciação Científica e Mestrado – PICME

Igor de Barros Nonato

6° período – 2018.2 – Licenciatura em Matemática – UFPE CAA

Lajedo, 22 de Fevereiro de 2019


Universidade Federal de Pernambuco[pic 2]

Departamento de Matemática-CCEN

Números Primos, Divisibilidade, Congruência, O Último Teorema de Fermat e o Teorema de Chebyshev.

Relatório apresentado ao PICME, para avaliação do

desempenho nas atividades do semestre letivo.

Disciplinas: Teoria dos Números;

Álgebra Linear;

Fundamentos da Geometria Espacial;

Professores: Marcilio Ferreira dos Santos;

Jean Martins de Arruda Santos;

Cleiton de Lima Ricardo.  

 

Lajedo, 22 de Fevereiro de 2019


Conteúdo

  1. Introdução4
  2. Algoritmo da Divisão6
  3. Máximo Divisor Comum (MDC)7

Teorema de Bézout 7

Algoritmo de Euclides8

Teorema de Lamé10

  1. Números Primos10

Fatoração Primária10

Formula de Legendre11

  1. Congruências12

Pequeno Teorema de Fermat13

A Função  de Euler14[pic 3]

Teorema de Euler15

  1. Equações Diofantinas16

Ternos Pitagóricos16

Método de Descida de Fermat17

O Último Teorema de Fermat17

Teorema de Sophie Germain18

  1. Distribuição dos Números Primos20

A função 20[pic 4]

Teorema de Chebyshev21

  1. Considerações Finais23
  2. Bibliografia 24


  1. Introdução

Neste quinto período, teve três disciplinas na grade do curso, de conteúdo matemático. Sendo elas, Geometria Espacial, Álgebra Linear e Teoria dos Números.

A disciplina de Teoria dos Números tem a seguinte ementa: Números naturais, princípio de indução matemática, Números inteiros, divisibilidade, Representação dos números naturais, Algoritmo de Euclides, MDC. Equações Diofantinas, Números Primos e Congruências.

Ela teve os seguintes conteúdos programáticos: Algoritmo de Euclides e fatoração primária, Congruência, Teoremas de Wilson, Fermat e Euler, Teorema Chinês do Resto, Principio da Casa dos Pombos, Funções Aritméticas, Resíduos Quadráticos, Lema de Gauss, Raízes Primitivas, Números como Som de Quadráticos, Frações Continuas e Partições.  

O objetivo do curso foi investigar as relações e propriedades numéricas dos naturais. Teve como metodologia aulas expositivas, e sua forma de avaliação foi através de Provas e/ou listas de exercícios.

        A Disciplina de Geometria Espacial tem a seguinte ementa: Introdução à geometria espacial com uma abordagem axiomática. Paralelismo e perpendicularidade entre retas e planos. Poliedros, prismas e pirâmides. Seção plana. Cilindros e cones de revolução. Esferas.

Ela teve os seguintes conteúdos programáticos: Paralelismo entre Retas Paralelismo entre Plano e Reta, Paralelismos entre planos, Planos Paralelos e proporcionalidade, Perpendicularismo entre Reta e Plano, Projeções, Ângulos e distâncias, Esfera, Poliedros, Teorema de Euler, Áreas e Volumes de sólidos e Teoremas de Pappus.

        Objetivo da disciplina foi o de Promover o desenvolvimento do pensamento crítico e do raciocínio lógico, apresentando o formalismo das bases axiomáticas da Geometria Euclidiana Espacial. Contribuir para o embasamento teórico do futuro professor a respeito das construções geométricas espaciais e da resolução dos problemas envolvidos.

Teve como metodologia, Aulas expositivas, resolução de exercícios, utilização de recursos lúdicos e de geometria dinâmica. E a forma de Avaliação foi através de duas provas e uma nota de atividades complementares, como apresentações listas de exercícios, entre outros.

A disciplina Álgebra Linear teve a seguinte ementa: Espaços e Subespaços Vetoriais, Bases e Dimensão. Sistemas Lineares. Transformações e Operadores lineares. Autovalores e Autovetores. Produto Interno. Operadores Auto-adjuntos e Ortogonais.

Os conteúdos Programáticos foram Matrizes e Operações Elementares, Sistema de Equações Lineares; Matriz Associada; Operações Elementares, Posto; Nulidade; Resolução de um Sistema de Equações Lineares; Redução à Forma Escada, Determinante; Desenvolvimento de Laplace; Regra de Cramer, Determinante e Matriz Inversa, Espaços Vetoriais, Subespaços Vetoriais, Combinação Linear, Subespaço Gerado, Dependência e Independência Lineares, Base; Mudança de Base; Dimensão, Transformações Lineares, Núcleo e Imagem de uma Transformação Linear, Autovalores e Autovetores, Diagonalização de Operadores, Formas Lineares, Bilineares e Quadráticas, Classificação de Quádricas e Cônicas, Resolução de uma Equação Diferencial Linear e Resolução de um Sistema de Equações Diferenciais Lineares.

Teve como objetivo estudar de forma sistemática as estruturas gerais de um espaço vetorial e suas transformações lineares. Específicos (a) apresentar e discutir as técnicas de resolução de sistemas lineares; (b) apresentar e discutir as características algébricas de um espaço vetorial; (c) apresentar e discutir os aspectos geométricos desse tipo de espaço através do produto interno e transformações lineares; (d) apresentar e discutir os operadores lineares e sua relação com esse tipo de espaço; (e) identificar e resolver, corretamente, os problemas matemáticos através do conteúdo visto na disciplina.

Com a finalidade de atingir os objetivos propostos, achou-se conveniente desenvolver as atividades da disciplina de forma expositiva, dialogada e com resolução de exercícios. Além disso, quando for necessário se utilizará a resolução de problemas tanto individual quanto em grupo para o aprofundamento do conteúdo em sala. Vale ressaltar que as atividades serão desenvolvidas respeitando o regimento da UFPE.

No semestre, a forma de avaliação foi por meio de 3 (três) Exercícios Escolares. Além disso, será entregue lista de exercícios valendo um ponto em cada exercício escolar. Para fim de avaliação, será levada em conta se o aluno conseguiu desenvolver as seguintes habilidades domínio do conteúdo, capacidade de análise crítica, raciocínio e organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   docx (597.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com