TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Números Romanos

Exames: Números Romanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Números Romanos

A civilização romana foi sem dúvida a mais importante entre as civilizações antigas. Assim como outros povos, a necessidade de contar seus bens, como ovelhas, plantações, soldados, fez com que os romanos tivessem necessidade de criar seu próprio sistema numérico. Só que os romanos foram muito espertos: ao invés de inventar outros símbolos, os romanos usaram as letras de seu alfabeto para representar os números.

As 7 letras que os Romanos utilizavam como numerais são:

I 1

V 5

X 10

L 50

C 100

D 500

M 1000

Repetindo cada símbolo duas ou três vezes o número fica duas ou três vezes maior. Mas atenção! Não pode repetir mais de três vezes. E mais: os símbolos V, L e D não se repetem.

Veja só alguns exemplos: II à 2, XXX à 30, CCC à 300, MM à 2000

- Tem mais...

As letras I, X ou C colocam-se à esquerda de outras de maior valor para representar a diferença entre eles, obedecendo às seguintes regras:

- I só se coloca à esquerda de V ou de X;

- X só se coloca à esquerda de L ou de C;

- C só se coloca à esquerda de D ou de M;

Se um símbolo for colocado à direita de outro símbolo de menor valor, este último símbolo soma o seu valor ao valor do outro, assim: VI (5+1=6) ou CX (100+10=110).

Se um símbolo for colocado à esquerda de outro símbolo de menor valor, este símbolo diminui o seu valor ao valor do outro, veja só: IV (5-1=4) ou CM (1000-100=900).

- Números romanos até hoje

Até hoje usamos números romanos em alguns casos, como por exemplo, em marcadores de relógio e números que marcam capítulos de livros.

- Curiosidade

A numeração romana só utiliza símbolos maiúsculos porque o alfabeto romano não distinguia letras maiúsculas e minúsculas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com