TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTADO ROMANO

Resenha: ESTADO ROMANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  Resenha  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 3

um povo

Diversos conflitos resultaram na dispersão dos judeus pelo mundo, em especial a partir de 70 d.C., quando este povo promoveu uma grande rebelião contra o domínio romano.

De qualquer modo, mesmo dispersos, sem um território que os abrigasse, os judeus conseguiram se manter como um povo ou uma nação, devido ao imenso apego às suas tradições religiosas e culturais.

Em 2 mil anos de exílio, os judeus sempre constituíram minorias em outros países, sendo constantemente discriminados e perseguidos. O cristianismo, após tornar-se a religião oficial do Império romano, contribuiu bastante para isso, retirando a culpa da crucificação de Jesus que pesava sobre Roma e atribuindo-a aos judeus, que passaram a ser vistos como os "assassinos de Cristo". Não é difícil imaginar o que lhes aconteceu durante a Idade Média ou a Contra-Reforma, quando a Igreja Católica imperava.

ESTADO ROMANO

Várias formas de Governo

Cidades-Estado

Pode-se citar o Período dos Juízes como a principal característica das Cidades-Estado que se formaram em Israel.

O período dos juízes, também chamado de período dos regentes é um período histórico do povo hebreu, que se estendeu entre 1210 a.C. e 1030 a.C. Caracterizava-se pela liderança política, religiosa e militar de um líder, que por "instrução divina", unificava e dirigia as tribos hebréias.

Quando Israel ainda era composto por 12 tribos, não existia um verdadeiro poder central, pois cada tribo governava a si própria. Os líderes nacionais, que se designavam "Juízes" tinham um poder muito frágil e só conseguiam unir as várias tribos em caso de guerra com os povos inimigos.

Neste período, os Hebreus passaram por diferentes ciclos de instabilidade política e econômica, além de diversos períodos de conturbação religiosa, submissão a outros povos e posterior libertação, ficando em cada ciclo, o povo mais corrupto e devasso. Repete-se seis vezes a sequência de repouso, recaída, ruína, arrependimento, restauração e repouso. A fé do povo era mais fraca que a dos chefes.

O período dos Juízes foi seguido pela formação do Reino de Israel, sendo seu primeiro rei, Saul.

Império (Romano)

Em 40 a.C., Herodes, genro de Hircano II, foi nomeado rei da Judeia. Foi-lhe concedida autonomia quase ilimitada nos assuntos internos do país. A Judeia foi então invadida pelos partas, porém Herodes obteve ajuda das legiões romanas que expulsaram os invasores. Tornou-se rei efetivamente em 37 a.C., com a conquista da cidade de Jerusalém. Após a morte de Herodes, o território é dividido em três principados entre os seus filhos: Arquelau, Herodes Ântipas e Filipe.

A partir de 6 d.C., Judeia tornou-se uma província romana sob juridisção parcial do governador da Síria. A administração do território foi entregue a governadores romanos da ordem equestre, chamados de prefeitos. Mais tarde, foram também chamados de procuradores.

À proporção que aumentava a opressão romana sob os judeus, crescia a insatisfação, que se manifestava por revoltas esporádicas, até que rompeu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com