TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AGRONEGÓCIO NO BRASIL

Artigos Científicos: O AGRONEGÓCIO NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 6

O Agronegócio no Brasil

*Por Pollyanna Oliveira

Conceitos Gerais

Antes de apontar alguns aspectos importantes do agronegócio no país, é interessante conhecer um pouco do seu conceito. Assim de acordo com algumas fontes:

“(...)o termo agronegócio, refere-se ao conjunto de atividades vinculadas com a agropecuária”. Em outras palavras, podemos conceituar o agronegócio como a somatória das operações de produção, circulação e distribuição de suprimentos agrícolas, englobando também o conjunto de todas as operações da agricultura e dos negócios, desde os investimentos na pesquisa, envolvendo os setores de produção, processamento e comercialização, até o consumo final”.

Fonte: br.answers. yahoo.com ›... › Conhecimentos Gerais

“O termo inclui todos os setores relacionados às plantações e às criações de animais, como comércio de sementes e de máquinas e equipamentos, as indústrias agrícolas, os abatedouros, o transporte da produção e as atividades voltadas à distribuição.”

Fonte: www.fase.org.br/v2/pagina. php?id=2248

“O agronegócio, também denominado agrobusiness, consiste na rede que envolve todos os segmentos da cadeia produtiva vinculada à agropecuária. Ele não se limita apenas à agricultura e à pecuária, incluindo também as atividades desenvolvidas pelos fornecedores de insumos e sementes, equipamentos, serviços, beneficiamento de produtos, industrialização e comercialização da produção agropecuária.”

Fonte: www.brasilescola.com › Geografia › Geografia Gera

Deste modo, Agronegócio refere-se a um sistema de produção ligado, de forma simultânea, a pecuaria e a agricultura, porém de cunho econômico. Ou seja, o negócio no setor agropecuário corresponde a tudo que está relacionado às atividades de criação de animais que estejam de alguma maneira, associadas ao cultivo da terra, com uso econômico do solo evitando, assim, sua deterioração.

Tal processo constitui-se desde os pequenos produtores, as indústrias e/ou comércio fornecedores de insumos para os produtores rurais, até o consumidor, que caberia as etapas de processamento,comercialização e/ou distribuição do produto final.

Costuma-se dividir o agronegócio em três partes: 1) A de negócios agropecuários propriamente ditos (ou de "dentro da porteira") que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes produtores, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas); 2) Os negócios à montante (ou "da pré-porteira") aos da agropecuária, representados pela indústrias e comércios que fornecem insumos para os negócios agropecuários (por exemplo, os fabricantes de fertizantes, defensivos químicos, equipamentos, etc.); 3) Os negócios à jusante dos negócios agropecuários. São os negócios "pós-porteira", aqueles negócios que compram os produtos agropecuários, os beneficiam, os transportam e os vendem para os consumidores finais (por exemplo, os frigoríficos, as fábricas de fiação, tecelagem e de roupas, os curtumes e as fábricas de calçados, os supermercados e varejistas de alimentos etc.).”.

Fonte: www.mestradoadm.unir.br/site_antigo/doc/disciplina.doc

Aspectos Importantes do Agronegócio no Brasil

O Agronegócio tornou-se o setor mais importante da economia por proporcionar qualitativa e quantitativamente o desenvolvimento das riquezas do país. Além dos favorecimentos naturais referentes à biodiversidade, ao clima, a geografia etc., o Brasil possui, hoje, trabalho manual qualificado devido à implementação de técnicas sofisticadas de produção. Tal tecnologia de ponta tem acelerado consideravelmente o processo de produção, ultrapassando, assim o desempenho do setor industrial, além de outros setores econômicos, colocando o país numa posição de destaque na esfera mundial. Isso tem repercutido positivamente, com resultados satisfatórios provenientes do aumento do Produto Interno Bruto (PIB),que consiste na soma de todos os serviços e bens produzidos no período; das exportações, geração de empregos no setor rural, valorização, principalmente do pequeno produtor com a criação de programas voltados para a sua garantia de renda como o “ Seguro Rural” , por exemplo.

Para fortalecer essas vantagens competitivas, tornando o agronegócio um investimento ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com