TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Estimulador Ao Desenvolvimento Da Criança Hospitalizada Estudo Realizado Pelo Departamento De Enfermagem Da Escola Paulista Da Infectologia Pediátrica De Hospital São Paulo.

Trabalho Escolar: O Ambiente Estimulador Ao Desenvolvimento Da Criança Hospitalizada Estudo Realizado Pelo Departamento De Enfermagem Da Escola Paulista Da Infectologia Pediátrica De Hospital São Paulo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 2

O ambiente estimulador ao desenvolvimento da criança hospitalizada

Estudo realizado pelo Departamento de Enfermagem da Escola Paulista da Infectologia Pediátrica de Hospital São Paulo.

INTRODUÇÃO

• A infância é um período de grande importância no desenvolvimento do ser humano, tanto nos aspectos biológicos como psicossociais e cognitivos. O desenvolvimento e o crescimento da criança não dependem apenas da maturação biológica, mas das condições do meio ambiente em que vive

• A criança, dependendo da fase de desenvolvimento em que se encontra, reagirá de diferentes maneiras para se adaptar ao meio circundante. Uma doença nesse período pode significar um trauma, bem como atraso ou mesmo interrupção no procedimento de crescimento e desenvolvimento. Isto porque Internadas, apresentando enfermidades, impõem restrições de diversas maneiras condicionando aos estímulos e seu desenvolvimento.

• O estudo teve o propósito de motivar o profissional de enfermagem a adequar o ambiente hospitalar com elementos estimuladores às necessidades e desenvolvimento infantil da criança hospitalizada.

MÉTODO

• Foi utilizado o método da observação simples, no qual o pesquisador esteve alheio da comunidade ou do grupo, observando de maneira espontânea os fatos e condições que permeavam o ambiente.

• Para a realização da pesquisa foram observadas oito crianças, compreendendo: um recém nascido, quatro lactantes, uma em idade pré-escolar e duas em idade escolar. As crianças estavam em dois ambientes de internação de unidades pediátricas do um Hospital Universitário, uma enfermaria de Pediatria Clínica e outra de Infectologia Pediátrica.

• As anotações foram realizadas através dos acontecimentos na relação criança em ambiente hospitalar, constitutivos do modo como são influenciados pelo ambiente e as subjetividades emergentes desse fenômeno, representando o eixo temático em torno do qual os depoimentos se articulam, a saber: objetos e situações estimuladoras, procedimentos e inter-relacionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com