TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Atividade Avaliativa Projeto de Intervenção

Por:   •  19/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.301 Palavras (14 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL I

Marlizi Ceomara de Melo

[pic 1]

Atividade Avaliativa III: Projeto de Intervenção

Professor: Ana Patrícia Barbosa

Tutor Virtual: Eliana Souza da Silva

Canoas, 2023/1

SERVIÇO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI

APRESENTAÇÃO

           Realizei meu estágio obrigatório na Associação Pestalozzi de Canoas situada a Av. Guilherme Schell, 6206 Centro - Canoas / RS, é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 26 de outubro de 1926. Primeira organização no Brasil a trabalhar com garantia e defesa dos direitos da pessoa com deficiência intelectual. Atua na área de Assistência Social, Educação, Saúde, Trabalho, Cultura, Esporte, Lazer, entre outras e tem como objetivo promover a habilitação e reabilitação na perspectiva da autonomia, executar e apoiar ações que contribuam para a inclusão social, participação, protagonismo, e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual, suas famílias e/ou cuidadores, é uma instituição Integrante da Rede Pestalozziana do Brasil, sendo uma organização sem fins lucrativos e tem como princípio e inspiração Johann Heinrich Pestalozzi com sua metodologia pestalozziana. Conforme a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DECRETO Nº 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009). 

            De acordo com a LBI (Lei Brasileira de Inclusão) a Associação Pestalozzi proporciona um espaço pedagógico de aprendizagem adequado as necessidades de cada aluno e atendido, considerando que o período de permanência na Associação é um momento de desenvolvimento de habilidades e progressiva inclusão no ensino regular.

            Atendimento nas áreas da Assistência, Saúde e Educação, se dá através do Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos, atendimentos individuais, ensino regular de 1º a o 6º ano (com currículo adaptado), Programa de Aprendizagem, Oficina Mundo do Trabalho. Atende Municípios de Canoas e Nova Santa Rita, através de contratos de prestação de serviços com as referidas Prefeituras.

           O trabalho do Assistente Social na Instituição é bem amplo e tem diversas atividades, o que determina na Assistência são: Atendimento, Acolhimento, Intervenções, Busca Ativa, e os encaminhamentos para as Redes que também são por conta da Assistência Social, enfatiza aos usuários sobre os seus Direitos.

            O Serviço Social é a porta de entrada da associação, e o Assistente Social que realiza o acolhimento, a avaliação sócio econômica para posterior acompanhamento dos alunos e atendidos. Portanto é a partir da avaliação social que se verifica quais atendimentos multidisciplinares. Neste contexto o Assistente Social, compartilha as Políticas Públicas Vigentes, os encaminhamentos nescessários para que os alunos e atendidos usufruam dos direitos a eles disponíveis.

            Todos os alunos e atendidos da Associação Pestalozzi de Canoas apresentam uma deficiência intelectual e/ou múltiplas, entretando o Assistente Social trabalha no Programa de Autodefensoria para promover uma maior autonomia para os usuários a partir de atividades interativas, vídeos, palestras sobre seus direitos e deveres.

            Assim sendo, o Assistente Social tende a priorizar aos alunos e atendidos e seus familiares seus direitos, desta maneira, potencializar na luta de eliminar preconceito, visando a equidade e justiça social para melhor integração dos mesmos junto a sociedade.

            Em tempos de fortalecimento do conservadorismo, de violação dos direitos e de criminalização da pobreza, a série ‘Assistente Social no Combate ao Preconceito’ fortalece a dimensão política da profissão, respaldada pelos princípios éticos de um Serviço Social que não discrimina “por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de Gênero, idade e condição física”, como aponta o Código de Ética Profissional. 

           Aqueles que estejam voltados à promoção de desenvolvimento humano, comprometidos ou não por uma deficiência, devem favorecer a mediação e investir na dimensão imaginária, atuando sobre as capacidades potenciais e funções psicológicas emergentes, mais elaboradas e criadoras, como aspectos do funcionamento psíquico complexo. (DE CARLO, 2001. P. 81)

1 FOCO DE INTERVENÇÃO

            Considerando que a família engendra-se no espaço de proteção e socialização, Associação Pestalozzi promove encontros, rodas de conversa e grupos de discussão, não apenas para orientação e suporte aos familiares das pessoas com deficiência, mas também para fomentar um espaço onde é possível trabalhar questões pertinentes ao protagonismo, autonomia, a efetiva garantia de direitos e o empoderamento dos seus membros.

         Em conversa com meu Supervisor de estágio o Assistente Social L., surgiu a ideia da realização do Projeto “Socializando Ideias” com intuito de ouvir e compreender as necessidades dos familiares e / ou cuidadores responsáveis pelos alunos e atendidos na Associação Pestalozzi, que ficam aguardando seu familiar, aluno e atendidos que estão em processo de adaptação escolar com tempo de permanência reduzido em sala de aula, ou as vezes ficam o dia todo, dependendo da demanda do aluno ou assistido.  Utilizar este tempo de espera pelos familiares e cuidadores para realizar a roda de conversa, Socializando ideias, o projeto busca estabelecer discussões reflexivas e atividades relacionadas ao fortalecimento de vínculos, garantindo um espaço propício para troca de experiências e vivências, promovendo e ampliando o conhecimento na busca de seus direitos.

           Sabemos que os responsáveis têm uma rotina extremamente difícil e na maioria das vezes dedicada inteiramente ao cuidado do seu familiar. O Projeto trará a oportunidade para familiares e responsáveis tenham um espaço de fala onde possam buscar ajuda se necessário, ou dividir as dificuldades da sua rotina com as demais pessoas que irão participar do Projeto Socializando Ideias, podendo também esclarecer as suas dúvidas e ter o auxílio em questões como direitos sociais, saúde, educação e outros. Tendo assim este acolhimento por parte da Associação, espaço de acolhimento, dando liberdade para que o familiar ou responsável que está aguardando atendimento do aluno e atendido possa expor sua realidade e buscar ajuda, e se necessário ajudar outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (435.4 Kb)   docx (312.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com