TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE AVALIATIVA DE PROJETO DE TCC: TIPOS DE FICHAMENTO

Por:   •  4/9/2021  •  Artigo  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA

BACHARELADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

MATHEUS GOMES DOS SANTOS

ATIVIDADE AVALIATIVA DE PROJETO DE TCC:
TIPOS DE FICHAMENTO

UBERABA – MG
2019

MATHEUS GOMES DOS SANTOS

ATIVIDADE AVALIATIVA DE PROJETO DE TCC:
TIPOS DE FICHAMENTO

[pic 1]

UBERABA – MG
2019


  1. FICHAMENTO

O fichamento é uma forma de armazenar todo o material necessário para compreensão de um tema de forma a organiza-los em fichas.

Segundo Campos (2010), o fichamento é uma forma do estudante alinhar o conhecimento de maneira coerente e concisa, podendo avançar na leitura com o desenvolvimento mais fundamentalizado. Compreende-se assim que o fichamento é uma forma de documentar o conhecimento de forma a poder manuseá-lo e consulta-lo com facilidade na pesquisa.

O fichamento também pode ser analisado como formas de investigação de um contexto, onde o ato de fichar o material possibilita uma análise crítica sobre o tema. O recurso fichamento é amplamente utilizado por professores afim de melhorar e capacitar a apreensão das ideias pelos estudantes dos assuntos trabalhados. (CASTILHO, 2011)

  1. TIPOS DE FICHAMENTO

Os tipos de fichamento podem ter diferentes classificações sendo que alguns autores consideram uma tipificação mais generalizada e outros uma tipificação mais rica em detalhes.

Para Henrique e Medeiros (1999), os fichamentos podem ser organizados em fichamento temático, fichamento de indicação bibliográfica e fichamento de resumo.

Com uma tipificação mais rica, Marconi e Lakatos (2005) apresentam mais outros dois modelos de fichamento: fichamento de esboço e fichamento de comentário. Sendo esses também utilizados por outros autores.

  1. Fichamento temático

O fichamento temático consiste na união de vários fichamentos resumos organizando-os em temas. A ideia é unir diversas opiniões de diferentes autores sobre determinado tema para maior compreendimento do assunto. É necessário sempre em cada pesquisa apontar as definições dos termos e a justificativa da realização da pesquisa. (DIAS;PATRUS;MAGALHÃES;2011)

     Delben e Bertolazo (2015) resumem como um agrupamento obras de um mesmo tema, de forma a organizar todas para que todas constem na obra a ser produzida.

  1. Fichamento de Bibliográfica

O fichamento bibliográfico utiliza citações do próprio autor da obra, fazendo uma transcrição literal do texto. Onde o produtor do fichamento deve ao transpor a ideia para a obra a ser produzida não deturbar a ideia do autor. (CASTILHO, 2011).

  1. Fichamento de Resumo

A ficha de resumo trata-se de uma ficha curta que expõe de forma suscinta a compreensão pessoal sobre o texto usando suas próprias palavras, sendo fiel nas ideias contidas no texto. (CASTILHO,2011)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com