TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Boticário

Artigos Científicos: O Boticário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Apesar da instabilidade da economia nos últimos anos, o mercado brasileiro de cosméticos e perfumaria têm demonstrado excelente desempenho. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), de 1996 a 2006, o faturamento do setor tem crescido anualmente uma média de 10,9% ao ano. As marcas mundiais, ao contrário do que acontecia há uma década, hoje enfrentam a concorrência de gigantes nacionais, e uma da maior delas é o Grupo O Boticário.

2 DESENVOLVIMENTO

Atualmente o Brasil é o terceiro maior consumidor mundial de cosméticos, e o mercado nacional cresce na mesma proporção que o mercado mundial. Os brasileiros são considerados um dos povos mais vaidosos do mundo. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup mostra que 61% dos brasileiros consideram a aparência física como o fator mais importante para o sucesso.

E vários fatores têm contribuído para este excelente crescimento do Setor, dentre os quais destacamos a participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho; a utilização de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade, favorecendo os preços praticados pelo setor, que tem aumentos menores do que os índices de preços da economia em geral; os lançamentos constantes de novos produtos atendendo cada vez mais às necessidades do mercado; e o aumento da expectativa de vida, o que traz a necessidade de conservar uma impressão de juventude.

Devido ao crescimento da indástria de cosméticos e aos indicadores que mostram que os brasileiros são os mais preocupados com a aparência é notável que o que não falta é mercado, então esse é o país certo para o negógio, no entanto não é por isso que a empresa deve investir menos em pesquisa e inovação. Por isso, a O Boticário tem buscado ser a empresa certa no país certo. E um dos motivos para o sucesso do Grupo O Boticário é que ele não se acomodou com a facilidade e a amplitude do mercado de cosméticos brasileiro, e constantemente são realizadas pesquisas de marketing para descobrir as tendências de mercado, visando atender as necessidades e expectativas dos consumidores, e as ultimas apostas tem sido o desenvolvimento sustentável e as novas tecnologias que vem surgindo nesse mercado.

Para manter O Boticário uma empresa sólida e competitiva é necessário utilizar todas as ferramentas de marketing disponíveis, e uma dessas ferramentas essencias é a Comunicação integrada de marketing (CIM).

A CIM em outras palavras refere-se a estratégias, planejamentos integrando a comunicação interna com a externa para alcançar um objetivo, meta de uma determinada organização.

Conforme Lupetti (2007), “a comunicação integrada estabelece uma política global, em função da existência de coerência entre os programas estabelecidos nas comunicações institucional, administrativa, interna e mercadológica, além de evitar às sobreposições de tarefas”, Partindo desta afirmação a comunicação integrada não pode partir de resultados individuais, visto que, em um grupo todos devem contribuir para alcançar um objetivo, meta a qual foi traçada definida em conjunto, até por que a imagem da organização deve ser única.

Em outras palavras a integração só é possível com a participação conjunta de profissionais das mais variadas áreas, garantindo uma ação combinada. Para isso são utilizadas diversas formas de comunicação:

 Propaganda: é a forma remunerada de apresentar um produto ou serviço. Ela pode ter como objetivo informar (quando o objetivo é desenvolver uma demanda inicial), persuadir (a fim de desenvolver uma demanda pela marca), ou lembrar (no caso de produtos que já existem há um bom tempo no mercado).

 Promoção de vendas: é caracterizada por incentivos de curto prazo oferecidos ao mercado visando ao alcance de determinados objetivos (aumento de vendas, busca por maior participação de mercado, lançamento de produtos, dentre outros).

 Relações públicas: empresas que utilizam essas ações geralmente estão interessadas em se comunicar com diversos tipos de públicos (e não somente com o consumidor final) a fim de criar e manter uma imagem positiva da própria empresa e de seus produtos.

 Marketing direto: Marketing direto é um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização. (Marketing de Serviços – Conceitos e Estratégias, Marcos Cobra/Flávio Zwarg – 1986).

 Venda pessoal: é a comunicação da empresa com seus consumidores por meio de vendedores.

De acordo com Corrêa (2004), “sem um direcionamento comum e um foco determinado, não ocorrerá à somatória eficaz das mensagens, porque chegará ao público de forma inconsistente, cada uma transmitindo uma idéia”. Por isso a Comunicação integrada de marketing mostra o reconhecimento da importância de comunicar a mesma mensagem para os mercados-alvo.

E uma etapa essencial para posicionar melhor o processo de comunicação integrada de marketing é identificar o público-alvo determinado: qual o perfil social, quais são hábitos, seus costumes e desejos regionalizados. E percebe-se que a organização que está aplicando o CIM e pesquisando seu publico alvo, isso pode ser notado com o novo lançamento da empresa, a marca Eudora, que colocou vendedoras de porta em porta oferecendo produtos para a classe C, com isso ampliou ainda mais o mercado e também ficou a frente de seus concorrentes.

De forma publicitária e atrativa, o grupo mantém, com a ajuda da divulgação dos produtos, um crescimento contínuo de públicos fiéis e conquista um número cada vez maior de consumidores, se tornando uma das marcas preferidas.

O Boticário é uma empresa nacional de referência em muitos assuntos ligados à sua área de atuação, por isso, é presença constante na imprensa.

Para passar suas mensagens o Boticário utiliza-se dos elementos básicos da comunicação, sendo os clientes , os seus receptores que codificam as informações e decodificam com o ato de comprar ou não seus produtos. Suas mensagens são divulgadas através de vários meios como mídias televisivas, rádio, jornais, revistas e também em seu site.

E como o crescimento tem sido o foco do Grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com