TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Boticário

Dissertações: O Boticário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 5

Uma as maiores companhia do mercado de cosméticos do Brasil, O Boticário começou como uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba, Paraná. O empreendedor por trás do negocio foi o farmacêutico Miguel Krigsner, então com 27 anos . Miguel Krigsner formou-se como farmacêutico/bioquímico pela Universidade Federal do Paraná,em 1975, e fez especialização na àrea de Cosméticos através de cursos na argentina. A idéia para o negocio surgiu após um curso que Krigsner participou, em Porto Alegre, onde a manipulação artesanal de medicamentos começava a ser redescoberta, dando ao paciente uma opção de tratamento personalizado, principalmente dentro da dermatologia.

A antiga denominação de “farmacêutica” foi o nome adotado por Miguel Krigner para a sua empresa, que de inicio se chamava “ Botica”. O projeto desenvolvido em conjunto com a colega de faculdade e dois médicos dermatologistas, teve inicio no ano de 1977, quando abriu uma farmácia de manipulação na rua Saldanha Marinho, no centro da Capital do Paraná. Krigner começou o negocio com apenas o US$ 3 mil emprestados de um tio. O aumentou das receitas levou à produção de produtos próprios, como cremes e shampoos, já com a marca O Boticário e que passaram a ser oferecidos aos clientes que freqüentavam a farmácia.

Mais do que uma simples farmácia, o negocio teria de ser um local aprazível, onde as pessoas se sentissem bem, em vez dos balcões repletos de remédios, a loja tinha uma sala , sofá , revistas e café para aqueles que quisessem aguardar pela preparação da receita, em substituição aos Assistentes, estavam ao balcão os próprios farmacêuticos e proprietários, transmitindo , assim, uma imagem de seriedade e segurança.

Em pouco tempo, principalmente pela propaganda boca a boca as pessoas passaram a se deslocar até a farmácia em busca dos produtos que já eram sinônimo de qualidade. A opção pelas fragrâncias veio destes primeiros produtos, que tinham como diferencial uma fragrância extremamente agradável. O desenvolvimento da deo- Colônia Acqua Fresca foi um marco da perfumaria Nacional, tornando-se imediatamente um sucesso de venda.

A expansão da marca O Boticário iniciou-se quando foi inaugurada a loja no aeroporto da Cidade, em Setembro de 1979. Naquela loja, pessoas de todo o Brasil passaram a ter contato com produtos de alta qualidade, acondicionados em embalagens originais e que representavam uma excelente opção de presente. Para alguns destes compradores, mais visionários, os produtos representavam uma renda adicional através da revenda em suas cidades de origem.

Em 1981 com o sucesso da primeira loja, o empresário vislumbrou a oportunidade de fraquear a marca. Embora, na época, nem a conceituação de modelo fosse muito conhecida, o Boticário conseguiu formatar a rede e dar o salto que , no ano seguinte, exigiria a inauguração de uma fabrica de grande porte em São José dos Pinhais, na grande Curitiba. A fabrica, inaugurada em 1982 numa área de 1mil metros quadrados, contava com 27 funcionários quem trabalhavam para produzir cerca de 400 mil unidades por ano.

O segundo grande momento de expansão foi em 1985, quando, já contando com varias lojas no país, iniciou a expansão internacional com a abertura de uma loja em Portugal. O mercado estrangeiro representava um grande desafio, pois o Brasil não era tradicionalmente reconhecido como um país de destaque no domínio de tecnologia nesta área. No inicio, foi difícil balancear a estratégia de crescimento como o dia a dia da empresa. Foi necessário, em alguns momentos, reestruturar a companhia com intuito de enfrentar os desafios para um solido crescimento e tornar a estrutura interna do Boticário capaz de administrar um negocio das proporções que a empresa estava tomando.

Em 10 de outubro de 1989, antes mesmo da aprovação do Código de Defesa do Consumidor, o Boticário criou sua área de relacionamento com o cliente. A iniciativa, que foi idealizada pelo Diretor – Presidente Miguel Krigsner, visava manter um canal direto e permanente de comunicação, onde toda duvida, observação ou reclamação dos seus clientes recebesse total

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com