TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil Conseguirá Atingir Até 2015 Todas As Metas Estabelecidas Pelos Objetivos Do Milênio? Justifique A Sua Resposta.

Exames: O Brasil Conseguirá Atingir Até 2015 Todas As Metas Estabelecidas Pelos Objetivos Do Milênio? Justifique A Sua Resposta.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil superou as metas estabelecidas pelos Objetivos do Milênio (ODM), de reduzir o número de pessoas vivendo em extrema pobreza, porém é importante ressaltar que dados gerais abrangentes, podem esconder fatos locais. Existe no Brasil ainda um alto número de pessoas que passam fome.

Da mesma maneira são os dados em relação à educação básica, embora o objetivo de universalizar o ensino básico tenha sido praticamente alcançado, existe uma preocupação em relação à frequência e qualidade do ensino que afeta principalmente os mais pobres, segundo dados da ONU, entre 7% e 12 % das crianças brasileiras não completariam a educação básica em 2015.

Outro objetivo que encontra entraves para ser alcançado é a meta de eliminar as disparidades entre os sexos, embora as mulheres estejam bem colocadas em relação à escolaridade permanecem em desvantagem em outros campos da vida social, são apontados como pontos negativos às diferenças de cargos e salários no mercado de trabalho, além do alto índice de violência doméstica contra as mulheres.

Já em relação à mortalidade infantil os dados são animadores, segundo a ONU, de 1990 a 2008, foi registrada redução de 60% da mortalidade infantil, as expectativas levam a crer que o Brasil atingirá antes do previsto as metas estabelecidas para esse ODM. Contudo, a redução apresentada não é uniforme em todas as regiões do Brasil.

Em relação à mortalidade materna, apesar de apresentar um declínio acentuado ainda é alta no Brasil. Em 2015, o Brasil deverá apresentar 35 óbitos por 100 mil nascidos vivos, o que corresponde a três quartos do valor estimado para 1990.

No que diz respeito a HIV/AIDS, segundo dados da ONU, há provas claras de que se conseguiu estabilizar a epidemia nos últimos seis anos. As razões fundamentais deste resultado seriam a participação de toda a sociedade em um programa proativo e agressivo.

O Brasil já alcançou a meta de reduzir pela metade a proporção da população sem acesso à água potável em áreas urbanas. A cobertura de serviços de esgotamento sanitário mesmo tendo aumentado significativamente, ainda é muito inferior à cobertura de água. Quanto à reversão da perda de recursos ambientais, observa-se a tendência de queda do desmatamento da Amazônia obtido a partir de 2005. A criação de Unidades de conservação (UCs) tem sido um dos pilares da estratégia brasileira para proteger a biodiversidade, com um aumento de 69% em relação à área total protegida de 2002 a 2009. Em 2009 havia no país 923 UCs correspondendo a 17,3% da área continental brasileira, a maioria localizada no bioma Amazônia.

O país também reduziu drasticamente o consumo de CFCs de 10.000 tons de PDO em 1995, para 290 tons em 2008, com a eliminação completa do consumo de CFC prevista para 2010, cumprindo a meta do Protocolo de Montreal.

Para o desenvolvimento mundial o Brasil tem atuado em duas frentes. Por um lado, tem colaborado efetivamente, de forma propositiva, para a construção de uma agenda internacional a favor do desenvolvimento e expandido sua participação em organismos e programas internacionais, procurando propor e negociar mudanças nas regras de governança global.

Por outro, tem oferecido diversas ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com