TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CUSTO DE OPORTUNIDADE OCULTO NA CONTABILIDADE

Artigo: O CUSTO DE OPORTUNIDADE OCULTO NA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas

Curso Superior de Ciências Contábeis

ANA CAROLINA RODRIGUES DA SILVA SANTOS

CATARINA CRUZ MENDES

LAUREN SANSANOSKI RODRIGUES

ROBERTA JACQUELINE FISTAROL DE SOUZA

O CUSTO DE OPORTUNIDADE OCULTO NA CONTABILIDADE

Santos

2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 – CUSTO DE OPORTUNIDADE 3

1.1 CONCEITO DE CUSTO 3

1.2 CONCEITO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE 3

1.3 A NÃO CONSIDERAÇÃO PELA CONTABILIDADE 4

1.4 VISÃO CONTÁBIL DO CUSTO DE OPORTUNIDADE 5

1.5 CONSEQUÊNCIA DO CUSTO DE OPORTUNIDADE 7

CAPÍTULO 2 – MODELO GERENCIAL 9

2.1 O MODELO DE GESTÃO ECONOMICA – GECON 9

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

INTRODUÇÃO

Para determinar o patrimônio de uma empresa, existem vários métodos utilizados, porem há algo em comum entre tais métodos: todos possuem como objeto o caixa, seja avaliando os fatos passados ou tentando adivinhar fatos futuros que irão afeta-lo.

Os agentes econômicos possuem diversas opções de investimento para os recursos que possuem e cada uma dessas opções apresenta normalmente características diferenciadas. Na medida em que uma das alternativas de investimento é selecionada, talvez os benefícios das demais sejam perdidos. Neste caso a melhor escolha é aquela que maximiza a satisfação do agente econômico. É neste contexto que se insere o estudo do custo de oportunidade.

Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre o custo de oportunidade, considerando-se sua importância e grande potencialidade de aplicação nas atividades empresariais, como na avaliação de resultados.

CAPÍTULO 1

CUSTO DE OPORTUNIDADE

1.1 CONCEITO DE CUSTO

Primeiramente para discutir o assunto custo de oportunidade, seria interessante conhecer o conceito geral de custo.

Custo são gastos que a entidade realiza com o objetivo de por o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando-o ou apenas revendendo-o, ou o de cumprir com o seu serviço contratado (Fonte: Wikipédia -2010).

Seria os gastos utilizados na produção do produto final, diferente de despesas que são gastos utilizados no apoio a produção, como materiais utilizados em escritório, ou serviços básicos como saneamento básico.

1.2 CONCEITO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE

O conceito de custo de oportunidade é um dos mais relevantes na economia e nas decisões, não só do homem que faz escolhas todos os dias e em todos os momentos, como de qualquer ser vivo que decide.

Quando escolhemos algo acabamos abrindo mão de outras coisas, este raciocínio é importante na compreensão do termo econômico de custo de oportunidade

Segundo Passos & Nogami (2005, p.51): Custo de oportunidade é a expressão utilizada para exprimir custos no que se refere às alternativas sacrificadas, é o valor da próxima melhor escolha que é abandonada quando uma escolha é feita.

Simplificando podemos dizer que ao escolher, tomamos um curso de ação, abandonando outras alternativas e seus benefícios específicos que nos é proporcionado, sendo este o nosso custo de oportunidade.

Colocando este termo no meio empresarial podemos dizer que corresponde a quantia de lucro perdido quando a oportunidade proporcionada por uma alternativa é sacrificada pela escolha de outra, como exemplo de custo de oportunidade, temos a capacidade de produção limitada que constrange os administradores a optarem por não fabricarem um produto lucrativo, em virtude de um outro, de maior lucratividade.

1.3 A NÃO CONSIDERAÇÃO PELA CONTABILIDADE

O custo de oportunidade apesar de conter em sua expressão a palavra custo, apresenta natureza diversa dos “custos” normalmente tratados pela contabilidade. Uma das maiores dificuldades para compreensão do conceito reside justamente na característica de um custo que não é bem um custo.

Quando falamos em custos normalmente tratados pela contabilidade estamos nos referindo aos custos chamados de custos de desembolso, que são aqueles que implicam, mais cedo ou mais tarde, um dispêndio de caixa.

Depreende-se que o custo de oportunidade está inserido em um conjunto de conceitos não usuais na contabilidade tradicional de custo. O fato de não receber espaço em demonstrativos contábeis não significa que se trate de um conceito de pouca relevância , muito pelo contrario , é muito importante para o tomador de decisões.

De acordo com Martins (2003, p.208), referindo -se ao custo de oportunidade, faz a seguinte observação:” Esse é um conceito costumeiramente chamado de econômico e não contábil, o que em si sói explica, mas não justifica o seu não uso na contabilidade geral ou de custos”.

Este custo representa o lucro que déia de ser obtido rejeitando-se alternativas, portanto, os custos de oportunidade não envolvem receitas ou dispêndios de caixa. Os contadores geralmente limitam seus registros aos eventos que , em ultima analise , implicam trocas de itens do ativo, restringindo seu histórico às alternativas escolhidas, e não incluem as alternativas rejeitadas.

Para Martins (2003, p.33): a “não consideração do custo de oportunidade na contabilidade é uma mentira com a qual convivemos. Dizer, por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com