TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito De Livros Obrigatórios Na Contabilidade, Sua Exigibilidade, Sua Periodicidade E Estrutura Sugerida (apresentar Modelo)

Artigo: O Conceito De Livros Obrigatórios Na Contabilidade, Sua Exigibilidade, Sua Periodicidade E Estrutura Sugerida (apresentar Modelo). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  681 Visualizações



TEORIA DA CONTABILIDADE

I - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE

1. Introdução

Os primeirossinais objetivos da existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta do ano 4.000 a C , na civilização Sumério-Babilonense e coincidiu com a invenção da escrita.As primeiras anotações eram feitas em termos físicos, pois somente havia trocas, o que fez com que sua evolução fosse bastante lenta. Em 1.100 a C, este quadro se alterou, por ocasião do surgimentoda moeda.

Há informações que os primeiros rudimentos de balanço surgiram no ano de 1.300 em Florença, Itália.

Entre os séculos XIII e XVII a contabilidade se distinguiu como uma disciplinaadulta, justamente pelo fato de que neste período, as atividades mercantil, econômica e cultural eram muito importantes, ou seja, a evolução da contabilidade sempre está associada ao desenvolvimento dasociedade como um todo. Esse fato tem feito que mais recentemente venha sendo considerada como pertencente ao ramo da ciência social.

A intensidade das atividades mercantis, econômicas e culturais,determinou o surgimento e domínio das escolas de contabilidade, notadamente na Itália.

2. Escola Italiana de Contabilidade

Com o surgimento do Método de Partidas Dobradas no século XIII ou XIV, esua divulgação através da obra “La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalitá” de autoria do Frei Luca Pacioli, publicada em Veneza em 10/11/1494 (1ª edição), a escola italianaganhou um grande impulso, espalhando-se por toda a Europa.

Várias correntes de pensamento contábil se desenvolveram dentro da escola italiana, sendo as mais relevantes: o contismo, o personalismo, oneocontismo, o controlismo, o aziendalismo e o patrimonialismo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com