TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e finalidade da contabilidade

Seminário: Conceito e finalidade da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Seminário  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 2

comecei agora e ainda não tenho nenhum trambalho para colar, assim que tiver postarei vou colocar oque aprendi em contabilidade

Conceito e finalidade da Contabilidade

A Contabilidade é um instrumento da função administrativa, com uma metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer entidade, seja pessoa física ou jurídica, com ou sem fins lucrativos, ou mesmo de Direito Público, tais como: Estado, Município, União, Autarquia, etc.

Finalidade

A contabilidade tem por finalidade básica, controlar o patrimônio e gerar informações para o processo de planejamento empresarial. A contabilidade visa também, através de demonstrativos, atender a vários usuários.

Donos de Empresas

Utiliza-se das informações contábeis, para acompanhar a rentabilidade e segurança de seus investimentos.

Administradores

Tem interesses nas informações geradas pela contabilidade por serem estas, instrumentos de trabalho, que lhes permitem tomar decisões, como conhecer a situação atual e o grau de acerto ou desacerto de suas decisões passadas.

Instituições Financeiras e Fornecedores

Antes de conceder crédito (Empréstimos ou Vendas a Prazo) essas entidades analisam a situação de liquidez das empresas tomadoras, através dos demonstrativos contábeis.

Governo

Tem duplo interesse nas informações contábeis. Em primeiro lugar para tributar impostos. Em segundo lugar para estudos estatísticos de natureza econômica.

OS INTRUMENTOS QUE A CONTABILIDADE UTILIZA

Plano de Contas

O plano de contas é um dos aspectos mais importantes da organização contábil, e se destina a orientar o registro das operações, oferecendo a vantagem de uniformização das contas utilizadas em cada registro. O plano é um elenco de todas as contas que se prevê que sejam necessárias aos registros contábeis de uma entidade.

Compreende-se, contudo, que ele não pode ser rígido e inflexível, devendo, pelo contrário, permitir todas as alterações que se mostrarem necessárias por ocasião de sua utilização.

O plano de contas é codificado da seguinte maneira:

A unidade 1 para contas ATIVAS

A unidade 2 para as contas do PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO

A unidade 3 para contas de DESPESAS

A unidade 4 para as contas de RECEITAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com