TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contrato De Trabalho E A Legalização Das Empresas

Artigos Científicos: O Contrato De Trabalho E A Legalização Das Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre assuntos da atualidade, que estão sendo muito comentados no país, a importância que está sendo os cuidados com os idosos, toda a preocupação que esta gerando em torno deste assunto.

Com a velhice é muito importante pensarmos no futuro, de como vai ser daqui a alguns anos, se o nosso país vai ter condições de cuidar de tantos idosos.

Assim como o valor que estão dando para cada doméstica nesse Brasil, sabemos que há muitos anos vinham sofrendo exploração por parte de alguns patrões. Mas com a vitória e conquista de cada uma delas conseguiram vencer, e ter um lugar de respeito entre outros trabalhadores.

Como a nova lei da PEC que traz em si muitos valores as domésticas e todos os direitos que elas têm. Inclusive o mais sonhado primeiro contrato de trabalho, que futuramente vai lhes recompensar com a tão sonhada aposentadoria.

A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e em sites, enriquecido com algumas entrevistas.

DESENVOLVIMENTO

a) A cada dia a população brasileira de idosos vem aumentando, e com isso a ideia de negócio. A preocupação com a saúde, com o psicológico e com o bem estar de cada um.

No Brasil tem mais idosos do que crianças de quatro anos. No Censo 2010 registrou 96 homens para cada 100 mulheres, o país tinha 13,8% milhões de crianças de até quatro anos e 14 milhões de pessoas idosas com mais de 65 anos. E no Brasil só existem 218 asilos, onde iriam ficar essas pessoas se não tivessem casa para morar.

Tem idoso que tem suas famílias, que os cuidam e os tratam bem, mas as vezes percebem que não é o suficiente ou não tem o tempo necessário para dar toda a atenção que eles merecem.

Pois cada idoso tem seu medicamento para tomar conforme prescrição médica, atividade física, aulas de ioga, aulas de dança entre várias outras atividades.

Então passa pela cabeça dos familiares procurarem um lugar para eles ficarem, claro que tem lares que funcionam apenas no horário de serviço dos familiares ou tem idosos que permanecem pela vida toda.

Nesses lares eles são bem tratados, tem o atendimento essencial dos médicos, enfermeiras, nutricionistas e todo o cuidado que merecem. Também terão companhias de outros idosos para se distraírem, assim como voluntários de várias religiões, com o propósito de transmitirem mensagens de consolo aqueles que ainda não estão acostumados com o novo lar.

Têm idosos que permanecem por pouco tempo, para que seus familiares possam trabalhar e cumprir com seus compromissos e outros infelizmente abandonam seus entes queridos.

Uma casa de repouso para ser formalizada precisa oferecer serviços especializados como assistência médica e enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social, nutrição entre outros.

No Brasil existem cerca de um mil médicos especializados com idosos. É aconselhável que o empreendedor verifique bem antes de comprar ou alugar o local onde quer instalar pessoas idosas. O ideal seria em bairros onde exista a maior concentração de idosos e que tenham condições favoráveis.

Na instalação da área interna deve ter (ambiente agradável com decorações, facilidade de movimentação, ser iluminado entre outros) e o ambiente externo deve ter ( letreiros indicando entrada e saída, estacionamento entre outros).

Os equipamentos necessários para começar são: camas especiais, aparelhos de TV e vídeos, veículo, móveis e utensílios para cozinha e refeitório, emissora de cupom fiscal, telefone, fax, computador e impressora.

E esses os equipamentos e acessórios médico-hospitalares indispensáveis para uma clínica de repouso: fraldas, soros, cadeira de rodas, colchão d’água, andadores, cadeiras de banho, camas hospitalares e equipamentos para urgência.

Os quartos podem ser em grupos ou individuais conforme a situação financeira de cada um, todos os cômodos devem ser bem ventilados e com entrada de luz solar.

Nove é o número mínimo de funcionários sendo eles o dono que cuida da administração, duas enfermeiras, duas cozinheiras, dois técnicos de enfermagem, um médico e uma faxineira.

Com o tempo haverá necessidade de contratar mais profissionais como terapeutas, fisioterapeuta entre outros. É importante a localização do imóvel tem que ter segurança, iluminação, asfaltamento e longe de inundações e com o esgoto e água funcionando.

O proprietário tem que verificar se o local tem possibilidades de atuar, se os impostos estão em dia esses dados são conferidos com o governo municipal. Área mínima para instalação da casa de repouso é de 550 metros quadrados, essa estimativa é feita pelo número de idosos que irão morar na casa.

Aqui algumas normas da Avisa para abertura de uma Casa de Repouso:

-Objetivo é estabelecer o padrão mínimo de funcionamento.

-Abrangência é destinada a moradia de pessoas acima de 60 anos.

-Definições de pessoas capacitadas para auxiliar o idoso que apresenta limitações para realizar atividades da vida diária.

-Dependência daqueles que precisam de equipamentos para uso diário.

Grau de dependência do idoso:

-Grau I idoso independente, mesmo que requeiram uso de equipamentos.

-Grau II idoso com dependência em até três equipamentos.

Grau III idoso que depende de assistência em todas as atividades.

Condições gerais:

-Instituição permanente para idosos é responsável pela atenção dada a ele definido neste regulamento.

-A instituição deve propiciar o exercício dos direitos humanos (civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e individuais).

A instituição deve atender dentre outras a seguinte premissa:

-Observar as garantias e direitos do idoso, inclusive a liberdade de credo e a liberdade de ir e vir.

-Preservar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com