TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle Ambiental

Por:   •  30/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Daniele Cristina Sousa da Silva

Turma: Práticas e Oficinas Integrativas em Gestão de Resíduos Sólidos-TCA3

Professora: Luana Maia da Silva

Curso: Técnico em Controle Ambiental

Dispositivo de Envio de Texto 2

A população urbana do Brasil 2021 nas áreas consideradas urbanas representam menos de 1% do território nacional (0,63%) e concentram 160 milhões de pessoas, ou seja, 84,3% da população brasileira.

O processo de urbanização corresponde ao grande aumento da população urbana em relação à população rural, e isso se deve aos diversos fatores atrativos e repulsivos, este processo de urbanização refere-se ao crescimento das cidades em virtude do aumento populacional.

 O aumento da população nas grandes cidades também está associado ao êxodo rural, ou seja, a população rural deixa a zona rural para dirigir-se aos centros urbanos.

O processo de urbanização ocorre segundo fatores atrativos, como a industrialização, e fatores repulsivos, como a modernização do campo, atualmente mais da metade da população mundial vive na zona urbana isto é como o próprio nome sugere, são aqueles em que a urbanização ocorre devido às condições estruturais oferecidas pelo espaço das cidades.

O problema das altas taxas de densidade demográfica e o crescimento desordenado afetam diretamente o meio ambiente, e o consumo que deveria ocorrer de forma sustentável não está acontecendo como deveria e os recursos naturais básicos como água, ar e alimentos já não são mais tão abundantes como antigamente.

Uma cidade é considerada sustentável quando elas fazem um planejamento de seus modos ideais de padrões de vida, produção e consumo com base em uma combinação entre aspectos econômicos e socioambientais. Ao invez de promover um crescimento e consumo desordenados, adotam políticas públicas e ações que impactam positivamente a sustentabilidade.

A cidade que for destinar corretamente e reaproveitar resíduos sólidos; a que oferece água de qualidade sem esgotar os mananciais; a que reaproveita a água da chuva; a que oferta transporte alternativo e de qualidade para a população; a que cria e utiliza como fonte de energia renovável é considerada uma cidade sustentável;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (145.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com