TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle Social

Por:   •  20/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

GRACIELE GEHRING DE FREITAS

CONTROLE SOCIAL.

TUTORA: LORENTINA LOPES BARROSO

RONCADOR – PARANÁ

AGOSTO/2015

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

GRACIELE GEHRING DE FREITAS

CONTROLE SOCIAL.

Trabalho final de conclusão do Curso PDDE -        

Controle Social, no âmbito do

Programa Formação pela Escola.

 

TUTORA: LORENTINA LOPES BARROSO

RONCADOR – PARANÁ

AGOSTO/2015

RESUMO

O controle social, entendido como a participação do cidadão na gestão pública, é um mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania. No Brasil, a preocupação em se estabelecer um controle social forte e atuante torna-se ainda maior, em razão da sua extensão territorial e do grande número de municípios que possui. O Controle Social é um instrumento democrático no qual há a participação dos cidadãos no exercício do poder colocando a vontade social como fator de avaliação para a criação e metas a serem alcançadas no âmbito de algumas políticas publicas.        O controle social é um direito garantido pela Constituição Federal a qualquer cidadão que queira participar do acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos públicos voltados para a educação. Apesar do que enfatiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em relação à gestão democrática e participativa, percebe-se que muitas vezes a participação da comunidade escolar no acompanhamento da instituição de ensino é limitada ou até mesmo nula. Esse tipo de prática caminha na contramão do que propõe a legislação educacional, que defende a participação efetiva da comunidade escolar na definição da proposta pedagógica da escola e no desenvolvimento de projetos e dos trabalhos da gestão. O Controle Social é um instrumento democrático no qual há a participação dos cidadãos no exercício do poder colocando a vontade social como fator de avaliação para a criação e metas a serem alcançadas no âmbito de algumas políticas publicas, ou seja, é a participação do Estado e da sociedade conjuntamente em que o eixo central é o compartilhamento de responsabilidades com o intuito de tronar mais eficaz alguns programas públicos.

Palavras - chave: Controle Social, Recursos Públicos, Legislação.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................05
  2. ANÁLISE DE DADOS..............................................................................07
  3. PROPOSTA DE SOLUÇÃO.....................................................................08
  4. CONCLUSÃO..........................................................................................09
  5.  REFERÊNCIAS......................................................................................10

        

  1. INTRODUÇÃO

Controle Social é a integração da sociedade com a administração pública com a finalidade de solucionar problemas e as deficiências sociais com mais eficiência. É um instrumento democrático no qual a participação dos cidadãos no exercício do poder, onde a vontade da sociedade é levada em consideração e é fator de avaliação para a criação e metas a serem alcançadas no âmbito de algumas políticas públicas. Isso só é possível porque a sociedade de hoje esta mais interessada e ainda que sofram com essas deficiências, são as mesmas que buscam as soluções.

Controle Social é a descentralização do Estado motivando grupos de pessoas a solucionar problemas sociais, tendo este amparo legal e constitucional, ou seja, é a participação social na gestão publica. Esta participação se torna mais eficiente e constante porque a sociedade brasileira esta mais participativa e mais preparada para reparar os conflitos sociais. Esta solução se torna mais rápida porque a própria sociedade que sofre com os conflitos é a mesma que busca os mecanismos para reparar essas deficiências. A ampliação do controle social incide de maneira expressiva na administração, podemos citar constitucionalmente a edição de lei regulamentando aas formas de participação do administrado seja direta ou indiretamente. O exemplo disso pode citar a Lei que cria o Programa Bolsa Família que estabelece o controle social como um de seus componentes que garante a participação efetiva da sociedade na execução do programa. (Lei n° 10.836/2004).

        O controle Social se efetiva de duas maneiras:

a) Controle Natural;

b) Controle Institucional.

        O Controle Natural, que é executado diretamente pelas comunidades; exemplo fundações, associações, sindicatos, etc.

        O Controle Institucional que é executado diretamente por entidades e órgãos do Poder Público. (como é o caso dos Procons, Ministério Público, e outros).

        O Controle Social é também democrático no qual há a participação dos cidadãos no exercício do poder colocando a vontade social como fator de avaliação para a criação e metas a serem alcançadas no âmbito de algumas políticas públicas, ou seja, é a participação do Estado e da sociedade conjuntamente em que o eixo central é o compartilhamento de responsabilidades com o intuito de tornar eficaz alguns programas públicos.                                        

        A participação contínua da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas também fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos públicos.

Assim, o cidadão tem o direito não só de escolher, de quatro em quatro anos, seus representantes, mas também de acompanhar de perto, durante todo o mandato, como esse poder delegado está sendo exercido, supervisionando e avaliando a tomada das decisões administrativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com