TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESCARTE E REUSO DE MATERIAIS ELÉTRICOS E DOMÉSTICOS

Casos: O DESCARTE E REUSO DE MATERIAIS ELÉTRICOS E DOMÉSTICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 7

O DESCARTE E REUSO DE MATERIAIS ELÉTRICOS E DOMÉSTICOS

O trabalho a seguir estuda como é feito o descarte e o reuso de materiais elétricos e domésticos.

Atualmente esse assunto é muito debatido, porém pouco se faz em relação ao descarte inadequado de materiais elétricos, muitos são os problemas gerados por esse descarte feito inconsciente, desde a poluição de rios e do meio ambiente como um todo, até problemas relacionados a males que esses componentes podem trazer á saúde da população.

Este trabalho, tem a finalidade de informar a importância do Marketing Verde e a conscientização ecológica da população , será compreendido como é importante fazer o descarte certo e consciente, como o Marketing é capaz de mudar a percepção do consumidor e induzi-lo a fazer o certo em questões ambientais.

Considerando conceitos e definições de Marketing Verde e seus objetivos vemos que o papel do Marketing nas organizações é de atender as necessidades e desejos dos seus clientes e o Marketing Verde não é diferente porém o cliente supre a sua necessidade de uma maneira que cause o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente. Ilustramos definições através de Carolina Afonso (2010)

Através dessa pesquisa, pretendemos comprovar que o Marketing Verde nas empresas é o melhor meio de conscientização ambiental.

1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Devido ao avanço tecnológico diariamente, são recolhidas no Brasil aproximadamente 180 mil toneladas de resíduos sólidos, dos quais mais da metade desses resíduos é depositada em lixões a céu aberto, sem antes receber qualquer tipo de tratamento. Os dados são da última pesquisa nacional de saneamento básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revela ainda que, atualmente, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. é possível notar o grande aumento de lixo elétrico e eletrônico, e com descarte feito de forma inadequada no meio ambiente estes equipamentos que possui substancias químicas como (Chumbo, Cádmio, Mercúrio, Berilio e etc.) podem provocar contaminação dá água e do solo.

Como fazer o descarte e o reuso de materiais elétricos e domésticos?

1.2 HIPÓTESE

Os governantes devem estar engajados para poderem incentivar a criação de projetos para Conscientização Nacional dos impactos causados no meio ambiente, mostrando as pessoas como ficará o mundo nas próximas gerações caso não haja um destino adequado para o descarte e reuso dos materiais elétricos e eletrônicos. Aplicar incentivo para chamar atenção das empresas a terem sua marca atrelada a responsabilidade ambiental e principalmente incentivar posto de coletas e pesquisa sobre novas propostas.

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

• Capacitar e conscientizar a população quanto o descarte verde.

1.3.2 Objetivos Específicos

• Demonstrar os programas de descartes sustentáveis que assegura que o lixo eletrônico receba o tratamento certo.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No Brasil, a promulgação da Constituição Federal de 1988 significou o coroamento de um processo evolutivo no trato das questões ambientais. No texto constitucional, o meio ambiente aparece pela primeira vez como um direta entre cidadania a questão ambiental. A qualidade de vida passou a ser um direito fundamental da pessoa humana, estabelecendo uma relação direta entre cidadania e questão ambiental. A qualidade de vida passou a ser um direito assegurado constitucionalmente e a participação da população nos assuntos ambientais que lhe dizem respeito passou a ser reconhecida institucionalmente, como fator importante para a sustentabilidade do desenvolvimento.

A participação da população em questões ambientais, de modo geral, sem dá através da intermediação realizada por organizações ambientalistas. Essa organizações interessadas na defesa e no estudo do meio ambiente cumprem o papel de informar as populações em sua área de atuação, acompanhando os processo a ecológicos envolvidos.

A influência desses agentes sociais identificados com uma postura ecológica é fundamental para o desenvolvimento de uma consciência critica em relação ás questões ambientais, pois atendem a demanda por informações relativas aos processos ecológicos.

De modo geral, as organizações ambientalista levam as pessoas adotarem comportamentos identificados com princípios ecológicos e pressionam as organizações publicas a adotarem medidas de proteção ao meio ambiente. Isso provoca um aumento do consumerismo verde, o que leva os consumidores que adquirem consciência ecológica a preferir produtos que não prejudicam o meio ambiente e ,por outro lado ,provoca o poder público a adotar ações preventivas que limitam e proíbem a atuação de agentes potencialmente poluidores, ou que de qualquer modo atuem em prejuízo ao meio ambiente.

De acordo com Michael Polonsky, na literatura são encontradas cinco possíveis razões para as empresas estarem adotando o marketing verde:

1- As organizações percebem que o marketing ambiental pode ser uma oportunidades que pode ser usada para realizar seus objetivos.

2- As organizações acreditam que têm uma obrigação moral de serem mais responsáveis socialmente

3- As organizações governamentais estão forçando as empresas a serem mais socialmente responsáveis.

4- As atividades ambientais dos competidores pressionam as empresas a modificar suas atividades de marketing ambiental

5- Fatores de custo associados com a disposição de resíduos ou reduções no material utilizado forçam as empresas a modificar seu comportamento.

A atuação do marketing se baseia na busca de soluções racionais para o problema de tornar competitivos produtos que de uma forma ou de outra terão que incorporar no preço os custos ecológicos, o que cria a necessidade do entendimento dos problemas ambientais ,que acabarão levando de qualquer forma á mudança de comportamento dos consumidores, das empresas e ,consequentemente , do próprio marketing.

Uma das principais modificações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com