TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DOMÍNIO DISCURSIVO

Por:   •  13/6/2019  •  Dissertação  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

O domínio discursivo é conjunto de textos que servem a determinada área de atividade.

 O domínio discursivo acadêmico-científico são texto que se aplicam ao mundo acadêmico, ele tem a função de produzir e divulgar o conhecimento adquirido. Utiliza-se a linguagem de norma culta, objetiva, direta, técnica e denotativa.

A estrutura é especifica para cada gênero acadêmico e, geralmente, é normatizada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas.)

Os textos acadêmicos científicos podem ser:

Resumo; Resenha; Fichamento; Ensaio; Projeto; Memorial; Artigo cientifico; Monografia; Mapa conceitual; Relatório e Dissertação.

Todos esses textos tem o fim de divulgar e produzir conhecimento.

 Ex:

Todo aluno do Ensino superior precisa exercitar e ´produzir textos acadêmico-científicos, uma vez que, por meio deles, são avaliados, conhecem e produzem conhecimentos.

Domínio discursivo jornalístico é uma gama de produções de gêneros textuais que atendem a um propósito. Também mostram diversas opiniões, sugestões, debates de argumentos, que são levantados em publicações, sua linguagem pode variar entre a formal e a coloquial dependendo do tipo de informação que venha a ser transmitida.

Os gêneros que compõem o domínio jornalístico são basicamente as notícias, reportagens, entrevistas, artigos de opinião, editoriais, resenhas, ensaios, charge, cartas ao editor e à redação.

EX:

Menino de 10 anos é vítima de preconceito em supermercado de SP

O menino foi obrigado pelos seguranças de um supermercado a tirar a roupa para provar que não havia roubado nada. O garoto estava com a nota fiscal do que havia comprado.

A matéria traz para o leitor a divulgação de um fato: o resultado de uma pesquisa internacional sobre preconceito. Configuraram o gênero notícia, um dos principais gêneros do jornalismo.

Domínio discursivo jurídico ou documental. Este, engloba textos que aparecem em portadores socialmente reconhecidos, através de papéis timbrados formulários, para provar sua validade e poder através de documento. 

Tomadas de depoimento; arguições; declarações; exortações; depoimentos; inquéritos judiciais; inquéritos policiais; ordens de prisão.

Ex:

Contratos; leis; regimentos; estatutos; certidões de batismo; certidões de casamento; certidões de óbito; certidões de bons antecedentes; certidões negativas; atestados; certificados; diplomas; normas; regras; pareceres; boletins de ocorrência; editais de convocação; editais de concurso; avisos de licitação; autos de penhora; autos de avaliação; documentos pessoais; requerimentos; autorizações de funcionamento; alvarás de licença; alvarás de soltura; alvarás de prisão; sentenças de condenação; citações criminais; mandados de busca; decretos-lei; medidas provisórias; desmentidos; editais; regulamentos; contratos; advertências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (244.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com