TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros textuais ou Discursivos Presentes na Revista VEJA e ISTOÈ

Seminário: Gêneros textuais ou Discursivos Presentes na Revista VEJA e ISTOÈ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Seminário  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  1.951 Visualizações

Página 1 de 5

Gêneros textuais ou Discursivos Presentes na Revista VEJA e ISTOÈ

Na etapa 02/passo 03, 04, passamos a analisar os gêneros textuais presentes nas publicações das revistas Veja e Isto é.

Na revista veja data 23/04/2012, Saúde da mulher, uma reportagem referente à idade media em que as meninas hoje estão iniciando o período fértil, sendo que coloca em analise os dias atuais em contraste com o tempo de 100 anos atrás; sendo que nesse tempo de idade media da 1º menstruação era de 14,2 anos. Hoje é de 12 anos. Destaca também que hoje nos consultórios médicos é comum a presença de meninas que passam pela menarca aos 10 anos, que a queda na media da idade esta relacionada sobre tudo à melhora nas condições de saúde e na qualidade de alimentação registrada no último século.

O gênero da reportagem é um texto jornalístico que enfoca de forma abrangente determinado assunto, normalmente recorre a várias fontes, trás depoimentos de especialistas que apresentam gráficos, tabelas e outros recursos visuais.

Na mesma edição da revista Veja identificamos uma crônica humorística que fala sobre o que move o político sincero, destaca os pontos de vista desse político, a visão com que se trata das questões sociais, estratégia para ludibriar a boa fé de seus eleitores os quais entendem que mesmo está legislando em causa própria.

O gênero crônica humorística relata situações vividas no cotidiano do autor, pessoas próximas, conhecidos, da vida em sociedade ampliando seus problemas de forma caricatural, para reduzi-los ao humor.

Na mesma edição da revista Isto é, analisamos uma notícia a qual apresentava os índices inflacionários relativos ao mês 03/12, dando conta que a inflação havia tido um acréscimo de 0,2%, foram estabelecidas as projeções, levando em consideração os sete grupos do ICVM (índice de custo de vida da classe média).

O gênero Notícia é uma narrativa imparcial por excelência, a qual visa levar ao conhecimento do público fatos de seu interesse, devendo usar sempre uma linguagem clara, concisa e direta.

Também na mesma edição da Isto é, encontramos um editorial que se denuncia toda uma organização criminosa, a qual encontra-se respaldada em autoridades defensoras da moralidade, da lei e da ordem, sendo que os mesmos tornaram-se pivôs do crime organizado, estando mergulhados num mar de contravenções, colocando em foco a credibilidade que deveriam gozar por parte dos cidadãos de bem, os quais pagam seus salários e envergonhados tem que assistir a toda essa queda da dignidade e honradez por toda parte dos homens dito públicos.

O editorial representa em gênero textual que expressa a opinião de um jornal ou revista referente a determinado assunto.

Sua base de persuasão costuma apoiar-se em fatos que tenham, causado repercussão, sejam polêmicos, ligados ao cotidiano social.

Analisamos que os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual ou Gênero de Texto se refere às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa, etc.

Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o e-mail, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.

Quanto à forma ou estrutura das sequências linguísticas encontradas em cada texto, podemos classificá-los dentro dos tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos composicionais. Narração: Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreram num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis, como o Chapeuzinho Vermelho ou A Bela Adormecida, até as piadas do cotidiano.

Descrição: Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. Significa "criar" com palavras a imagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com