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O Debate Contemporâneo Da Reconceituação Do Serviço Social: Ampliação E Aprofundamento Do Marxismo

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Por:   •  27/10/2013  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  3.435 Visualizações

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Fundação Universidade Do Tocantins

Campus I Curso De Serviço Social – Turma 2012.1

Turno Noturno - 4º Período 2013.2

Disciplina: Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos Do Serviço Social Iii.

Professor: Giovanni Bezerra.

Acadêmica: Raiane Brenda, Rannylly Carvalho, Sheila Hermínio.

RESUMO: O debate contemporâneo da reconceituação do Serviço Social: ampliação e aprofundamento do marxismo

Palmas, To.

19/09/2013.

O legado da reconceituação

O movimento de reconceituação representou um decisivo no desencadeamento do processo de revisão critica do serviço social no continente. A primeira aproximação do Serviço Social latino-americano à tradição marxista se impõe como um contraponto necessário a analise do debate brasileiro contemporâneo. O Serviço Social latino americano é sensibilizado pelos desafios da prática social. A tônica predominante no embate com o tradicionalismo profissional está tanto em função de suas gêneses sociais diferenciadas quanto em razão da vinculação intelectual e política por parte de seus protagonistas a matizes teórica e societárias também diversas, o movimento de reconceituação se molda como uma unidade repleta de diversidade. A descoberta do marxismo pelo Serviço Socail latino-americano contribuiu decisivamente para o processo de ruptura teórica e prática com a tradição profissional, as formas que seu com o amplo e heterogêneo universo marxista foram também responsáveis por inúmeros equívocos e impasses de ordem teórica, política e profissional cujas refrações até hoje se fazem presentes. O primeiro equívoco se deu a partir do fato de que o encontro do Serviço Social com a perspectiva crítico-dialética deu-se por meio do filtro da prática político-partidária, fazendo com que muitas inquietudes da militância fossem transferidas para a prática profissional. Outro equívoco foi que a aproximação do Serviço Social com a tradição marxista, não se deu através da consulta aos clássicos. Foi uma aproximação a um marxismo sem Marx, resultando numa invasão às ocultas, do positivismo no discurso marxista do Serviço Social. O resultado é o dilema até hoje presente na profissão: o fatalismo e o messianismo. O primeiro naturaliza a vida social e compreende a profissão como totalmente atrelada às malhas do poder, entendido como monolítico, o que resulta numa prática de subjugação do profissional ao instituído; o segundo privilegia os propósitos do profissional individual, resultando num voluntarismo.

O debate brasileiro contemporâneo e a tradição marxista

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