TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BULLYING Um Debate Necessário No Serviço Social

Trabalho Escolar: BULLYING Um Debate Necessário No Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2014  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  319 Visualizações

O Bullying vem ganhando cada vez mais espaços nos rádios, jornais, novelas, entre outros meios de comunicação, e não por ser uma nova mania e sim, por ser um novo mal. Este fenômeno não é restrito a um determinado país ou continente, pois ele tem se espalhado de forma acelerada. E com isso adquirindo traduções da palavra Bullying em vários idiomas distintos da inglesa.

O Bullying adquire diferentes formas, algumas mais cruéis que outras, dependendo de determinados fatores, como agressões, intimidações e exclusões entre pares. Logo, ele não é o sinônimo de valores como a ética, pois ele vai contra todos os valores que regem a vida moral e os princípios éticos. A ética compreende um nascimento do relacionamento comunitário, e assim, percebe-se que o Bullying não faz parte dos valores éticos, porém está associado com a sociedade, gerando uma ligação de conceitos divergentes entre eles. Há uma crescente preocupação com esta questão social, pelo aumento considerável de atos de violências, principalmente nas escolas e nas empresas.

Nesse contexto, o Serviço Social vem desempenhando uma trajetória histórica desde a década de 1946. Atualmente, compondo equipes interdisciplinares, o assistente social é capaz de contribuir para o entendimento da essência desse fenômeno e de traçar estratégias de intervenção e enfrentamento visando ao cumprimento dos direitos. Por meio desse tipo de intervenção, ele pode contribuir de modo mais amplo, para uma transformação na sociedade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com