TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Historico Do Brasil

Monografias: O Desenvolvimento Historico Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

3. CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS............................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

O trabalho exposto é uma aproximação à análise do que poderia ser uma nova manifestação do fenômeno social característico da nossa sociedade, que Possibilitará chegar a uma compreensão do que é o Serviço Social como profissão inserido na realidade sócio econômica do nosso País, por isso podemos dizer que o estudo da Questão Social pelo Serviço Social e a compreensão histórica e de total relevância para o bem estar da sociedade em que vivemos ajudando-nos a entender a profissão e não ser tão críticos e às vezes um pouco impaciente com o que o Servidor Social que fazer com nossa realidade Sócio, Econômica e Cultural, com vistas que o Assistente Social promove a mudança social e resolução dos problemas humanos,fortalecendo todos na sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

O serviço social fundamenta sua teoria Ciências Sociais, para inserir-se nos fenômenos em transição, procurando capacitar o homem para que lute e contribua para as reformas sociais. O serviço social surge da situação critica da questão social do grupo da expressões da desigualdade social, econômica e cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista. Existem algumas interpretações sobre o surgimento do serviço social no Brasil, a primeira delas segundo Balbina Vieira, teve inicio no século XIX na Europa e no EUA e no Brasil na década de 1930, surgiu com a evolução de protoformas.

A UCISS União Católica Internacional de Serviço Social que nasceu em 1925 em Milão Itália, apoiou o surgimento da primeira escola de Serviço Social na América Latina fazendo com que esta denominação religiosa, tivesse uma opnião decisiva na criação das escolas do Serviço Social, contribui também para que o assistencialismo leigo desse lugar ao assistencialismo profissional tendo em vista, que essa assistência passou a apresentar papel profissional o que antes era papel dos fiéis cristãos. No período do governo de Getúlio Vargas, compreendido entre os anos de 1937 e 1945 no Brasil uns governos ditatoriais fatos marcaram o nascimento do Estado Novo como a censura dos meios de comunicação, perseguição e prisão de opositores políticos, greves, protestos e passeatas, criação da Consolidação as Leis de Trabalho garantindo vários direitos.

Segundo Sposati (1995), a assistência era vista como uma questão de saúde e caracterizada como uma ajuda médica, observando que isso se refletiu na própria constituição dos organismos prestadores de serviços, manifestados nas duas faces: a assistência a saúde e assistência social, sendo que o resgate da história dos órgãos estatais de promoção, bem-estar e assistência social, por via de regra, tornou-se uma trajetória inicial unificada.

A profissão foi oficializada no Brasil através da Lei n°1989/53, sendo que a profissão de Assistente Social foi regulamentada pela Lei n°3252 de 27 de agosto de 1957. Quando chegou na década de 60 acontece a expansão da profissão da assistente social, onde nessa época era a renovação do serviço social ,época também em que grandes mudanças ocorreram na vida social, econômica, política e cultural brasileira.

Durante a história e até a atualidade essas expressões quase não sofreu mudanças, a não ser uma certa manipulação tampando suas verdadeiras origens no qual a sociedade atual aparente melhor bem estar sem troca alguma: Os capitalistas, a divisão social, as novas reformas sociais e por ultimo os problemas de percepção da problemática social dando como origem a uma sociedade dividida nas classes ainda que já se tem muitos direitos que antes não tinham.

Então durante toda história até a atualidade as frações sociais tem jogado um papel fundamental no processo econômico social dos Países, sua formação e transformação entre eles temos o Capitalista, Classes Sociais, Racismo, enfim, tudo o que exclui o homem da sociedade.

A atual existência das múltiplas contradições na sociedade impedem a realização de um adequado ordenamento social e de uma correta questão integrada na sociedade, desde então a população começa a manifesta de diferentes formas a cada tipo de contradição: o último dentro da nossa sociedade foram e até hoje são as manifestações nas grandes cidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com