TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Juscelinista: “Cinquenta Anos em Cinco

Por:   •  23/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 3

Ana Maria Almeida
Larissa Gregorio

Texto: O Desenvolvimento Juscelinista: “Cinquenta Anos em Cinco

PERGUNTAS

  1. O que significa ser nacionalista?

Para a superação do subdesenvolvimento e a transformação do pais (Brasil) em potência autônoma os nacionalistas sustentavam a necessidade de controle do Estado da infro-estrutura e da indústria básica ficando as outras áreas da atividade econômica nas mãos da empresa privada nacional.

Entendo por nacionalista, o envolvimento, o interesse, a colocação de principais e objetivos do estado acima de tudo. A história tem registros, uma série de acontecimentos locais e globais, tanto bons quanto ruins em virtude do nacionalismo.

  1. O nacional-desenvolvimentismo trazia que conceitos?

Definido como uma política econômica que tratava de combinar o estado, a empresa privada nacional e o capital estrangeiro para promover o desenvolvimento, com ênfase na industrialização.

  1. O que foi o plano de metas?

Consiste no planejamento de trinta metas prioritárias distribuídas em cinco grandes grupos mais a construção de nova capital do pais –Brasília -no Planalto Central.

  1. Quais os 5 setores e as metas que devem ser alcançadas com o plano mentas?

-Energia (metas 1 a 5, com 43,4% dos investimentos): energia elétrica, nuclear, aproveitamento do carvão, produção de petróleo, refino de petróleo.

-Transportes (metas 6 a 12, com 29,6% dos investimentos): Reequipamento de estradas de ferro, construção de estradas de ferro, pavimentação de estradas de rodagem, construção de estradas de rodagem, portos e barragens, marinha mercante, transportes aéreos.

-Alimentação (metas 13 a 18, com 3,2% dos investimentos) trigo, armazéns e silos, frigoríficos, matadouros, mecanização da agricultura, fertilizantes

-Industria de base (metas 19 a 29, com 20,4% dos investimentos): aço, alumínio, metais não –ferroso, cimento, álcalis, papel e celulose, borracha, exportação de ferro, Indústria de veículos motorizados, indústria de construção naval, maquinaria pesada e equipamento elétrico.

-Educação (meta 30, com 3,4% dos investimentos) sendo a prioridade voltada a formação de pessoal técnico para as atividades produtivas.

-Construção de Brasília, a meta-síntese, incluída depois da elaboração do plano, por vontade pessoal do presidente. Segundo as estimativas, já que não há registro completos a construção de Brasília teria consumido entre 2,5$ a 3,0% do produto interno bruto de época.

5.  O que foi o plano SALTE de Juscelino?

Plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Educação). Um avanço qualitativo adveio da comissão mista Brasil-Estados unidos de Desenvolvimento Econômico nos dois anos de seu funcionamento, cujo trabalho contribuiu para a elaboração de projetos setoriais, a qualificação de técnicos brasileiros na área de planejamento, a implantação no Brasil de técnicas de análise de projetos e de rentabilidade e pra a criação de banco nacional de desenvolvimento econômico.


6. Em que consistia a administração paralela?

Constituída fundamentalmente por órgãos extraconsititucionais criados por decreto; por sua vez, era encarregada do atacado, isto e, da implementação das grandes realizações da política econômica desenvolvimentista definida no Plano de Metas- a parte mais moderna destinada a dinamizar a economia do pais rumo a um no patamar quantitativo e qualitativo.

A administração paralela compreendia um conjunto de instrumentos formado por órgãos já existentes e por novos órgãos com fundações especificas criados na ocasião- todos subordinados diretamente a Presidência da Republica. Seu objetivo era aumentar a racionalidade e agilidade do sistema administrativo brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com