TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cinco Fases do Desenvolvimento Psicossexual Segundo Freud

Por:   •  1/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 5
  1. As cinco fases do desenvolvimento Psicossexual segundo Freud

 

Freud acreditava que a personalidade se desenvolvia através de uma série de fases da infância. Durante os cinco estágios psicossexuais, que iniciam nos estágios oral, anal, fálico, latente e genital. Freud é conhecido por explicar que o desenvolvimento humano acontece a partir da evolução da psicossexualidade.

  1. Fase oral ou sensório motor

Essa é considerada a primeira fase na etapa de conhecimento e aprendizado este estádio vai desde o nascimento até cerca dos dezoito meses á dois anos, sendo que a zona de prazer e gratificação está centrada na boca, no paladar. Freud explica que é pela boca que a criança identifica todas as coisas, as primeiras sensações de prazer que a criança experimenta são a de sugar o leite materno, comer e provar alimentos. O conflito principal nesta fase é o processo de desmame a criança deve tornar-se menos dependente de cuidadores. Se ocorrer a fixação nesta fase, Freud acreditava que o indivíduo teria problemas com dependência ou agressão.

  1. Fase anal ou estágio simbólico

Segundo Freud a criança começa a desenvolver o controle dos músculos aprender a ir ao banheiro fazer suas necessidades, é basicamente dos 2 aninhos a 4. A zona erógena desta fase é constituída pela região anal, sendo que é nesta fase que a criança começa a aprender novos hábitos de higiene.

De acordo com Freud, o sucesso nesta fase depende da maneira com que os pais lidam com o treinamento das crianças ao usarem o banheiro Freud diz que as crianças precisam de muita atenção nessa fase. Os pais que utilizam elogios e recompensas para usar o banheiro incentivam resultados muito bons e ajudam as crianças a se sentir capazes e produtivas. Se por outro lado, não tiver tinha restrição ao seu comportamento nesse período, ele pode se tornar um humano desorganizado e com tendências absolutistas prejudiciais.

  1. Fase fálica ou estágio conceptual

Na fase fálica a partir da visão de Freud a criança se choca quando percebe que existem dois gêneros. A partir dos quatro anos, a zona erógena passa a ser a zona genital, sendo esta uma idade de exibicionismo. A criança então os órgãos genitais são diferentes para meninos e meninas. Se as crianças sentem que é vergonhosa a estimulação das zonas erógenas, podem ficar com medo da castração (rapazes) ou com inveja do pénis (meninas).

  1. Fase de latência ou estágio das Operações Formais

Nesta fase a criança começa a canalizar a libido para atividades sociais. Freud diz que ela começa a moldar o ego e superego. Ela entra na escola e interação com os colegas é muito importante para ela. Ocorrem entre os seis anos até os 11 anos e, que representa o período de maturação dos órgãos genitais. As crianças são mais preocupadas com as relações entre colegas, hobbies dentre outros.

  1. Fase Genital no desenvolvimento infantil

É a fase psicossexual que acontece quando ela começa a desenvolver a atração pelo sexo oposto ou pelo mesmo sexo. Este estádio refere-se à puberdade e adolescência, sendo uma nova fase de sexualidade, o que se explica pela produção de hormonas sexuais e o desenvolvimento dos órgãos sexuais.

Freud explica que anteriormente o foco sempre foi nas necessidades individuais, agora, se as outras fases foram concluídas sem muitos problemas, neste momento ela começa a desenvolver esse querer bem para o outro. Ela começa a partir dos 11 anos e é o momento de estabelecer bases para a vida adulta.

  1. Os três níveis de consciência
  1. Sigmund Freud disse que o inconsciente é algo que fica escondido em cada um, mas que se manifesta sem sabermos nos comportamentos. Freud chegou ao inconsciente através dos sonhos.  Atos falhos e lapsos de memória também são manifestações típicas do inconsciente. Desejos de infância são exemplos de conteúdos inconscientes.
  2. Subconsciente

É um sistema bastante distinto do inconsciente. Está mais próximo da consciência, O subconsciente organiza aquilo que conhecemos, mas que não está presente na nossa consciência no momento.

Consciente
Sistema da consciência dos fenômenos psíquicos de que temos conhecimento imediato, deve evitar o que é desagradável e regular do princípio do prazer.
3. Formação do aparelho psíquico

ID: Polo da personalidade; Regido pelo princípio do prazer; Pulsões, Instintos.

Representações psíquicas dos impulsos. Funciona através do processo primário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com