TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Envolvimento do Preconceito nas Piadas

Por:   •  30/10/2019  •  Dissertação  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

O envolvimento do preconceito nas piadas

Dizem que rir é o melhor remédio, no entanto existem algumas piadas que ao invés de fazer rir , menospreza e até mesmo ofende algumas pessoas. A maioria das piadas usa o recurso do humor através do ataque a minoria e grupos de risco ( pessoas gordas ou feias, negros, gays, loiras, deficientes, entres outros) elevando assim a piada a uma categoria preconceituosa.

O riso dos outros é um documentário de produção artística que utiliza o mesmo recurso do filme, porém tem uma representação parcial e subjetiva da realidade. Produzido por Pedro Arantes o documentário foi transmitido pela primeira vez em 1 de dezembro de 2012 na emissora TV Câmara , com uma duração de 51 minutos. O filme teve uma repercussão tão grande principalmente por envolver algo tão corriqueiro como a piada e o preconceito, foi vencedora da licitação da TV Câmara para a produção de trabalhos sobre ética.

Nele abordaram a comédia stand-up que trouxe a tona depoimentos e opiniões de humoristas, cartunistas, ativistas, deputados ,entre outros entrevistados mostrando assim opiniões divergentes. O deputado Jean Wyllys é defensor do direito de falar livremente, porém acredita que ela pode ser criticada e debatida: “A principio nenhum tema deve ser proibido, acho que é a forma, a maneira como você coloca o tema é que pode ser ofensivo ou não”. No entanto o humorista Danilo Gentili deixa claro que não se preocupa com as possíveis consequências que podem surgir, o que importa é que seja aprovada pela plateia: “Eu me vendo por risos. Se você riu eu to falando.” E ainda faz uma comparação com prostitutas pelo fato de se vender por risos. Arantes leva os espectadores também a terem uma reflexão ( vale tudo para fazer humor ou o humor tem que haver um limite), fazendo assim que eles tenham uma visão do que provoca o humor e do que é correto ou não no humor .

O humor tem sim que haver um limite, pois existem varias piadas preconceituosas que ofendem e até mesmo machuca psicologicamente as pessoas alvos , como diz Danilo Gentili : “Toda piada tem um alvo”. O humor saudável ele não menospreza nem ofende ninguém, ele trás bons frutos e boas gargalhadas , no entanto o humor carregado de preconceito ele machuca ,humilha e acaba com a autoestima de quem é alvo. Quem faz as piadas não pensa nas consequências que podem causar a quem é afetado. As minorias e os grupos de risco são as pessoas mais afetadas por essas piadas. O melhor seria elaborarem piadas que possam rir com ela ao invés dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com