TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício Descrição e Análise de Cargos e Salários

Por:   •  30/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 9

Exercício de Fixação Planos de Cargos e Salários

Assistente de Recursos Humanos

ALUNA: EMILENE APARECIDA MELO

PROFESSORA: ADRIANA JACOB 

1.Conceitue Plano de Cargos e Salários 

Define quais os cargos e funções existem na empresa, suas definições, faixas salariais e as competências necessárias para que o profissional preencha cada um deles.

2.Quais os principais passos para se estruturar o Plano de Cargos e Salários de uma empresa? 

1- Levantamento dos cargos

O Primeiro passo para a estruturação do plano de cargos e salários, é fazer um levantamento de todas as funções existentes na empresa. Todos os cargos que existem e quais as funções que cada um exerce.

2- Definição dos salários

Além dos cargos, também é necessário fazer um levantamento dos salários de cada função. Isso é importante para conseguir reorganizar quanto cada colaborador ganha, conseguindo manter uma igualdade de acordo com as atividades que cada um realiza.

3- Avaliação e classificação dos cargos

É preciso desenhar uma espécie de fluxo de hierarquização dos cargos, qual é mais importante, como por exemplo, cargos de liderança ou desenhar a partir de colaboradores que respondem a outros, quais cargos se equivalem.

4- Elaboração da estrutura salarial

Após pesquisar, definir e classificar os cargos e salários, é muito importante que você monte uma estrutura de crescimento dos valores de remuneração de cada cargo. Organize e calcule o orçamento do seu RH e veja se é possível dar um aumento para os seu colaboradores, ou montar uma estruturação para que sua remuneração suba ao longo do tempo.

5- Criação de política do plano

Agora é hora de criar uma política de crescimento, baseada no plano. Isso significa determinar iniciativas para que os colaboradores consigam subir de cargo. Por exemplo, se um profissional é colaborador e deseja virar gerente, é preciso que existem pré-requisitos para que ele mude de função, pode ser tempo de casa, competências técnicas ou comportamentais.

6- Divulgação do plano

Quando o plano for concluído, é muito importante divulgá-lo para toda a empresa. Fazendo com que todos entendam melhor sobre os seus cargos e atividades e vejam as possibilidades de aumento de salário e mudança de função.

3.O que significa a sigla CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é o número designado pela Receita Federal na abertura da empresa.

4.E a sigla CNAE? E Conclua? Para que servem? Se trata da Classificação Nacional de Atividades Económicas.

Sua função é normatizar as atividades das organizações que usam CNPJ, como empresas convencionais, órgãos públicos, empresas sem fins lucrativos e outras. Assim, fica tudo categorizado e bem definido.

Por meio desse código é que se faz o cadastro das empresas nas esferas municipal, estadual e federal da administração do país.

As principais vantagens:

  • Melhoria na gestão tributária;
  • Controle de fraudes;
  • Aprimoramento da legislação tributária.

5.Defina e exemplifique Razão Social e Nome Fantasia.

Nome Fantasia, também conhecido como Nome de Fachada ou Marca Empresarial, é o nome popular de uma empresa, e pode ou não ser igual à sua razão social. Geralmente, é o nome que serve para a divulgação de determinada empresa, visando o maior aproveitamento da sua marca e da estratégia de marketing e vendas.

Razão Social é o nome de registro da sua empresa. Também conhecido como Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial é o nome dado à pessoa jurídica, que consta em documentos legais, contratos e escrituras. Além de representar o nascimento de uma empresa na Junta Comercial ou no Cartório correspondente à sua sede, também serve para demonstrar a constituição legal da empresa e para ser usado em termos formais.

Exemplos: Coca-Cola, que vem a ser o nome fantasia da empresa cuja razão social é Coca-Cola Indústrias Ltda.

Pernambucanas nome fantasia

Razão social: Arthur Lundgren Tecidos S.A.

6.Conceitue Missão, visão e valores

Missão: É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser.

Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido).

Valores: são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.

7.Diferencie e exemplifique logomarca e logotipo. 

Não é nada difícil: a maioria dos logos é composta por 2 itens: a parte escrita e um desenho, certo?

Voltando ao exemplo do início do post, é a maçã mordida + Apple. A partir desse exemplo fica mais fácil perceber quem é quem no design.

Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada.

Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente

Nike. [pic 1]

Ford [pic 2]

Mercedes-Benz [pic 3]

McDonald’s [pic 4]

8.Diferencie Recursos Humanos e Departamento de Pessoal

 RH trabalha focado na gestão estratégica de pessoas, enquanto o departamento pessoal, nos processos administrativos que envolvem os colaboradores.

O RH planeja os processos e promove ações de desenvolvimento das equipes. E o departamento pessoal cuida para que cada ação, desde a contratação, a promoção e o desligamento de um colaborador, assim como a concessão de todos os seus benefícios durante o relacionamento com a empresa, ocorram de forma transparente e de acordo com as leis trabalhistas vigentes. Ou seja, o departamento pessoal é responsável por administrar a parte burocrática dos processos, ajudando o RH a atuar sobre bases sólidas e reduzindo o risco de falhas, insatisfação e ações trabalhistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (201.1 Kb)   docx (951.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com