TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Expressionismo Alemão (O Gabinete Do Dr Caligari) O Cinema Soviético E A Teoria Da Montagem (Encouraçado Potemkin)

Trabalho Universitário: O Expressionismo Alemão (O Gabinete Do Dr Caligari) O Cinema Soviético E A Teoria Da Montagem (Encouraçado Potemkin). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 4

Departamento de Comunicação Social

Robson Elias do Nascimento

O Expressionismo Alemão (O Gabinete do Dr Caligari)

O cinema soviético e a teoria da montagem (Encouraçado Potemkin)

Campina Grande

08/05/2014

O Expressionismo Alemão (O Gabinete do Dr Caligari)

O expressionismo alemão foi um estilo cinematográfico cujo auge se deu na década de 20. Essa arte expressionista teve influência, como o próprio nome sugere, da pintura. No campo do cinema, o expressionismo alemão teve seu apogeu após a primeira guerra mundial. A Alemanha sai da guerra, além de enfraquecida e completamente empobrecida, humilhada e ressentida. E é dentro deste quadro que sofrerá influência do Expressionismo, um movimento artístico moderno. É muito interessante como cada sociedade responde as épocas de crise ou de desilusão. Pros alemães, o jeito foi colocar pra fora – e de uma maneira bem única – todo o conflito emocional que estava entalado na garganta.

Quando se vive em um país destruído pela guerra, sem muitos recursos para a importação de cultura, o jeito foi partir pra produção nacional. Em cima disso, os cineastas e roteiristas não tinham mais desejo ou até perspectiva de explorar a realidade, já que na época a realidade era muito cruel, cheia de desilusão, sofrimento e miséria. Em cima disso, a criação não se baseava mais no que se via propriamente dito, mas no que se sentia.

O Expressionismo Alemão seria mais que um movimento estético, foi (pelo menos no início do século passado) uma espécie de estado de espírito comportamental. O que passa a acontecer no visual do Expressionismo é a inserção de uma série de elementos de forma a representar o inconsciente dos personagens. Nos filmes expressionistas, a plasticidade dos personagens e dos objetos era símbolo do drama do ambiente – fosse para expressar loucura, terror, medo – uma deformação expressiva a fim de relatar os sentimentos dos personagens que estavam vivenciando aquele momento de agonia. Muitas vezes, as construções desses lugares deformados e fantasiosos causavam a impressão de que uma pintura expressionista havia ganhado vida. A arquitetura dos cenários vira um elemento narrativo forte, por conta dessa figuração dos sentimentos do personagem no momento da cena.

O filme “O Gabinete do Dr Caligari” (1920), por exemplo, pela falta de dinheiro na Alemanha pós-guerra, muitas locações eram pintadas com tinta branca e preta a fim de criar um jogo de luzes e sombras. Esse artifício funcionava para reforçar a “deformação expressiva” da cena, embora a grande responsável pela exploração do contraste claro-escuro fosse à fotografia e maquiagens exageradas. Os filme expressionistas no que tange o quesito composição, prendeu-se em muitos aspectos ao gótico medieval e características repletas de alucinações. Com um jogo contrastante de luz e sombra na iluminação, o expressionismo também consegue intensificar a narrativa, deixando bem clara a diferença entre momentos alegres – Bem iluminados, sem muito contraste – e momentos assustadores, sombrios, misteriosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com