TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem médio E Massa

Casos: O Homem médio E Massa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

Nas últimas décadas houve um aumento relativamente alto em relação ao consumo da sociedade, em todo mundo. Esse consumismo foi provocado por diversos fatores: aumento da população, e principalmente pelo capitalismo das empresas.

De acordo com a lição 10 - O homem médio e a massa; e o vídeo – “Crianças do consumo: a comercialização da infância”, as empresas privadas possuem um poder de convencimento tão grande que estão corrompendo toda sociedade, controlando o comportamento de todos os seres humanos desde a fase infantil até a fase adulta.

O público infantil tem sido o alvo principal dos “marketeiros” e publicitários, pois eles descobriram que o dinheiro de verdade está relacionado com o mercado infantil devido sua influência de compra. Através do poder de compra que as crianças exercem sobre os pais, que é muito grande, os publicitários estão usando estratégias com o objetivo de atrair influencia-las cada vez mais a comprar, ensinando que se você não tem você vai ser excluído. Nos dias de hoje quem define o carro, o celular, até as viagens de férias são as crianças.

Hoje a publicidade não vende apenas um produto, mas um estilo de vida. Entretanto, adultos têm capacidade suficiente para fazerem escolhas, mas crianças, com certeza, não possuem essa capacidade de decidir o que é ou não melhor pra ela. O investimento na publicidade infantil não apenas cria um mercado para crianças, molda o consumidor adulto do futuro e também visa influenciar os adultos através dos filhos.

Os desenhos que antes eram apenas uma distração, agora são portas abertas para que se estabeleça uma fidelidade diante a uma marca. As personagens de desenhos são formas para a venda de brinquedos, videogames, lençol, cereais matinais, lanches, jogos para celulares e o que mais puder ser vendido. A infância tornou-se um mercado lucrativo. Dessa forma, as crianças vão sendo treinadas, na medida em que crescem, a associar felicidade ato de consumir.

E o resultado dessa “fome” que esse mercado possui é: a obesidade infantil e o sedentarismo por causa dos alimentos pouco nutritivo e da ausência de exercícios, ansiedade, depressão e uso de antidepressivos e individualismo, já que muitos brinquedos não obrigam as crianças a encarar a convivência com colegas da sua idade, hipertensão, déficit de atenção, diabetes mellitus etc.

O sucesso desse mercado foi impulsionado pela falta de Regulação. Os argumentos a favor da desregulamentação são de que a regulação em relação à publicidade seria um ataque à liberdade de expressão, que s pais podem escolher o que deve ou não ser assistido por seus filhos.

E toda essa discussão só nos leva a pensar que problema de todo esse consumismo desenfreado não é a liberdade de expressão e sim a exploração de um mercado bilionário onde uma enorme massa vem entrando no mundo do consumo muito cedo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com