TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IBGE. Breve histórico

Artigo: O IBGE. Breve histórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

O IBGE

Breve histórico

Durante o período imperial, o governo sentiu necessidade de obter dados estatísticos para melhor conhecer o País. Por conta disso, em 1871, criou a Diretoria Geral de Estatística – DGE, para organizar as atividades estatísticas nacionais e realizar, no ano seguinte, o primeiro recenseamento feito no Brasil. Com a instalação da República, o novo governo reorganizou a DGE e ampliou suas atividades, implantando o registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos.

Esse órgão nacional de estatística realizou, de 1889 até 1931, três recenseamentos gerais (em 1890, 1900 e 1920) até ser extinto após a Revolução de 1930. As suas atribuições foram repartidas entre os ministérios.

Mário Augusto Teixeira de Freitas, um notável pensador atuando no Ministério da Educação, sentiu a falta de um órgão capacitado a articular e coordenar as pesquisas estatísticas, unificando a ação dos serviços especializados em funcionamento no País. Com a ajuda de outros homens ilustres, convenceu o presidente Getúlio Vargas a criar, em 1934, o Instituto Nacional de Estatística - INE, que só foi devidamente instalado em 29 de maio de 1936, sob a presidência do então ministro das Relações Exteriores, José Carlos de Macedo Soares.

Nesse ano, como consta na resolução nº 18, do Conselho Nacional de Estatística - CNE, falava-se da necessidade de organização do Conselho Brasileiro de Geografia - CBG como órgão central de um sistema coordenador das instituições geográficas nacionais.

No ano seguinte, o decreto nº 1.527, de 24 de março, criava o CBG, integrando-o ao INE, sob a mesma presidência, com procedimentos e práticas administrativas semelhantes aos do órgão de estatística. Na resolução nº 31 do CNE estava instituída a expansão do INE, com os serviços de estatística e geografia trabalhando em mútua cooperação, sugerindo, ainda um novo nome para a casa.

A nova denominação do INE chegaria seis meses depois, por intermédio do Decreto-lei nº 218, de 26 de janeiro de 1938, assinado pelo presidente Getúlio Vargas. Estava criado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Desde então, o órgão identifica e analisa o território; conta a população e mostra como a economia evolui através do trabalho e da produção das pessoas, revelando ainda como elas vivem.

O que é o IBGE?

O IBGE é o principal órgão da administração pública federal responsável pela produção e disseminação dos dados que retratam a realidade econômica, social e geocientífica do Brasil.

No desempenho de suas principais funções, o IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através da produção, análise, coordenação e consolidação de informações estatísticas e geográficas, e da coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com