TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Interesse no termo meme

Por:   •  1/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7
  1. O que é um Meme?

O termo “meme” foi proposto pelo zoólogo Richard Dawkins, da Universidade de Oxford, em seu livro de 1976, O Gene Egoísta. Para Dawkins, e o gene é uma unidade de informação biológica, precisaríamos de uma unidade equivalente no campo cultural. Dawkins propôs a palavra “meme” para designar essa nova entidade. O termo vem do grego mimeme (imitação).

  • Músicas
  • Religião
  • Ideologia Política
  • Tipo de Comida

Um elemento de uma cultura ou sistema de comportamento que pode ser considerado passado de um indivíduo para outro por meios não genéticos, especialmente imitação. Uma imagem humorística, vídeo, pedaço de texto, etc., que é copiado (muitas vezes com pequenas variações) e difundido rapidamente pelos usuários da Internet. Por exemplo, McDonald’s simboliza fast food, Louis Vitton é um simbolo de luxo

O filósofo Wittgenstein, escrevendo no século XX, defende que a linguagem é uma projeção da visão de mundo e uma prática social. Os memes podem ser considerados um tipo de linguagem.

Partindo dessa premissa, os memes não poderiam ser vistos como uma forma contemporânea de interpretação de fatos cotidianos?

Não se trata “do que é dito”, mas “como é dito” e “em qual contexto”.

Talvez possamos pensar nos memes como uma forma de linguagem atualizada, rápida, pragmática, que passa a mensagem por meio de uma imagem bem escolhida, inserida em determinado contexto, sem necessidade da utilização de palavras, ou da formulação de longas sentenças.

                                        

  1. É uma tendência?

Primeiro temos que avaliar onde mais são difundidos, as redes sociais.

Em 2017, um terço da população mundial fará login pelo menos uma vez por mês em alguma das redes sociais existentes. Isso significa que 2,46 bilhões de pessoas já contam com as redes sociais em sua rotina, de acordo com o levantamento mais recente do eMarketer. O número representa um crescimento de 8,2% em comparação com o estudo realizado em 2016, sendo que, para 2021, a previsão é de que 3,02 bilhões de pessoas em todo o mundo utilizem as redes sociais.

América Latina: o Brasil é o país com mais usuários do continente, com um total de 93,2 milhões até o final do ano. No México, são 56 milhões, seguido da Argentina, com 21,7 milhões.

Pouco mais de 29% de todos os usuários do Twitter estão na América Latina. O México é o maior usuário e, somente em 2016, teve um crescimento de 42% nos acessos à rede social, contra 29,7% no Brasil.

No país da América do Norte (México), o número de acesso via telefone celular chega a 89%. Na Argentina, o percentual de usuários chega a 97% de todos aqueles que usam alguma rede social. No Brasil, são 95%. Até o final do ano, estima-se que 74% de todas as pessoas que usam a internet no país terão uma conta no Facebook.

O estudo ainda mostra que, até 2020, metade da população latino-americana fará uso das redes sociais.

Google

Como podemos observar a busca pela palavra “meme” teve um crescimento muito grande desde 2011. Isso é incentivado pelo uso das redes sociais e a difusão do meme em diversos campos, que iremos explorar a seguir.

Memes de Internet são usados em razão do seu custo-benefício, e porque eles são uma moda (às vezes autoconsciente), eles também são utilizados como uma forma de criar uma imagem de inteligência ou modismo;

Os memes são hoje a principal ferramenta de comunicação na internet e o brasileiro é reconhecido mundialmente como o povo mais criativo e pioneiro nesse assunto, com direito até a ter saído vitorioso da “1ª Guerra Memeal“, em 2016.

Exemplos mais comuns de memes são: fotos, Gif’s e videos.

                                        

  1. Desenvolvimento da utilização de Memes

Slide 9:

O campo academico teve que acompanhar esse desenvolvimento social de comunicação, relacionamento e de expressar opiniões.

Novos cursos são criados e adaptados ao redor do mundo para estudar e desenvolver técnicas de como se utilizar esse novo meio de comunicação. (Falar os cursos)

Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) buscam na internet coletar, registrar e analisar as informações contidas em movimentos virais produzidos e espalhados pelos brasileiros na rede. Viktor Chagas, que é doutor em História, Política e Bens Culturais/Cpdoc-FGV, o projeto lança uma série de provocações. “A ideia é questionar o lugar do museu, o lugar da cultura popular”

Slide 10:

Como estratégia de marketing, as piadas nas redes sociais viram peças publicitárias para as empresas e o resultado não poderia ser melhor.

Os exemplos a seguir são da Netflix e Pizza Hut

Profissionais de Relações públicas, publicidade e profissionais de marketing, que têm abraçado memes da Internet como uma forma de marketing viral e marketing de guerrilha para criar buzz marketing para seu produto ou serviço.

O alcance desses conteúdos nas redes sociais é tão representativo e presente no dia a dia das pessoas, que agora até as marcas usam o método como estratégia de marketing.

  1. A revista a exame https://exame.abril.com.br/marketing/8-marcas-acertaram-usar-memes-propagandas// fez uma reportagem sobre empresas que estão acertando ao usar o meme como forma de adotar um tom descontraído nas suas publicações publicitárias.
  2. A agência de publicidade  Oliveiras Consultoria & Marketing diz que são infinitas as possibilidades de integrar um Meme à imagem, cultura, identidade e objetivo de sua empresa e/ou organização.

Outro ponto interessante é como o meme pode ser usado em campanhas do Governo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (751.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com