TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Juiz Da Primeira Vara cível De Sua Comarca Nomeou Um Perito-contador De Sua Confiança Para Efetuar A Perícia Contábil Em Um Processo Entre Um Banco E Uma Indústria, Em Que Se Discute O Valor Ainda não Pago De Um Empréstimo Efetuado Em 48 (quarent

Pesquisas Acadêmicas: O Juiz Da Primeira Vara cível De Sua Comarca Nomeou Um Perito-contador De Sua Confiança Para Efetuar A Perícia Contábil Em Um Processo Entre Um Banco E Uma Indústria, Em Que Se Discute O Valor Ainda não Pago De Um Empréstimo Efetuado Em 48 (quarent. Pesquise 785.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 6

O princípio fundamental do Seis Sigma é o de reduzir de forma contínua a variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços.

A qualidade não é vista pelo Seis Sigma na sua forma mais tradicional, isto é, a simples conformidade com normas e requisitos da organização. Ele a define como o valor agregado por um amplo esforço de produção com a finalidade de atingir objetivos definidos na estratégia organizacional.

Hoje em dia, o Seis Sigmas é visto como uma prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa , independentemente do seu porte.

Atualmente, o Seis Sigma tem a finalidade de aumentar a participação de mercado, reduzir custos e otimizar as operações da empresa que o utiliza.

O Seis Sigmas é muitas vezes compreendido como panacéia geral, mas é na realidade uma solução ótima de médio e longo prazo, e se aplicado com seriedade (sem falsas expectativas). Neste aspecto muitas empresas têm tido sucesso em sua aplicação e obtenção de resultados, e tantas outras têm falhado, o que não deprecia a filosofia em si mas sim a forma e determinação como ela foi implementada.

Característica:

O Seis Sigma contempla características de outros modelos de qualidade, tais como Ênfase no controle da qualidade;

Análise e solução de problemas usando os recursos disponíveis de uma forma correta silio;

Uso sistemático de ferramentas estatísticas;

Utilização do DMAIC (define-measure-analyse-improve-control: definir, medir, analisar, melhorar, controlar) e do PDCA (plan-do-check-act: planejar, executar, verificar, agir);

Contudo, o Seis Sigma abrange não só o pensamento estatístico, mas também, o alinhamento da qualidade com as estratégias da organização, além da forte ênfase na relação custo-benefício dos projetos de melhoria.

Problema:

Um dos maiores problemas do Seis Sigma é o fato de que muitas organizações não têm compreensão da metodologia fazendo com que os conceitos envolvidos sejam transmitidos de forma errônea, prejudicando a organização.

Implantação:

Os principais motivos para a implantação do Seis Sigma são :

 Iniciativa própria para melhorar a qualidade e a produtividade;

 Imposição de matrizes;

Os benefícios principais da implantação do Seis Sigma são:

 Diminuição dos custos organizacionais;

 Aumento significativo da qualidade e produtividade de produtos e serviços;

 Acréscimo e retenção de clientes;

 Eliminação de atividades que não agregam valor;

 Mudança cultural benéfica;

Como envolve mudança de cultura na empresa que a está implementando traz geralmente embutida uma forte resistência inicial a sua aplicação por parte dos colaboradores e equipes. Este aspecto não pode ser negligenciado em sua implementação sob risco sério de falha na mesma.

A questão da cultura organizacional é relevante quando se trata do Seis Sigma, prova disso é o fato de que as empresas que implantaram este programa são as de maior tradição de qualidade, ou seja, já haviam adotado outros programas de qualidade.

A implantação do Seis Sigma nas organizações tem o intuito de incrementar a qualidade por meio da melhoria contínua dos processos envolvidos na produção, de uma forma estruturada, considerando todos os aspectos importantes para o negócio. Essa metodologia também prioriza o aumento da rentabilidade, pois concentra muitos esforços na redução dos custos da qualidade e no aperfeiçoamento da eficiência e da eficácia de todas as operações que atendem às necessidades dos clientes.

Os fatores-chave para o sucesso da implantação do Seis Sigma são:

 Envolvimento e comprometimento da alta administração;

 Habilidades de gerenciamento de projeto;

 Priorização e seleção de projeto;

 Revisões da documentação;

 Foco no cliente;

As principais dificuldades na implementação do Seis Sigma são:

 A pouca disponibilidade de funcionários para a realização de treinamentos e estudos, dentre outras atividades;

 A complexidade das operações realizadas;

 Os treinamentos internos, já que para o Seis Sigmas são muito mais complexos do que para a maioria dos outros programas de qualidade;

 O manuseio das ferramentas da qualidade;

Dentre as principais facilidades que podem ser encontradas na implantação do Seis Sigma, tem-se.

 Disponibilidade de recursos para diversos fins como, por exemplo, treinamentos, materiais didáticos, etc;

 Apoio da direção das organizações;

 Consultoria contratada para auxiliar na implantação;

 Escolaridade dos colaboradores;

 Programas de computador para apoio e a confecção de documentos;

Aplicação:

Ao aplicar o Seis Sigma numa organização, é feito um intensivo uso de ferramentas para a identificação, análise e solução de problemas, com ênfase na coleta e tratamento de dados e suporte estatístico.

O diferencial do Seis Sigma está na forma de aplicação estruturada dessas ferramentas e procedimentos e na sua integração com as metas e os objetivos da organização como um todo, fazendo com que a participação e o comprometimento de todos os níveis e funções da organização se torne um fator-chave para o êxito de sua implantação. Também atuam como fatores-chave o compromisso da alta administração, uma atitude pró-ativa dos envolvidos no programa, e sistematização na busca da satisfação das necessidades e dos objetivos dos clientes e da própria organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com