TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LAUDO DE PATOLOGIA - PERÍCIA DE ENGENHARIA – PARECER TÉCNICO"

Por:   •  16/1/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 7

LAUDO DE PATOLOGIA - PERÍCIA DE ENGENHARIA –

PARECER TÉCNICO"

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1.1 Dos dados

Requerente

Eu, Engenheiro atesto que este laudo foi elaborado pelo engenheiro D

1.2 Identificação do imóvel

Edificação: Comercial

Endereço: Rua Toneleiro , Bairro Vila Ipojuca ,Paulo – SP

Figura 1: Local da vistoria Fonte Googe Earth 2020

1.3 Tipologia

Compreende de um escritório comercial

2. Objetivo

Este trabalho tem como finalidade elaborar Laudo de Inspeção de patologia que analisará as condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação, visando orientar o plano de manutenção, e as ações de manutenção nos sistemas construtivos, priorizadas pelo seu grau de risco. Lucas, Perito especialista em patologia inerente a revestimentos de edificações de médio e grande porte, no âmbito da Engenharia Civil. e conforme determinado em contrato de prestação de serviços firmado entre a empresa FLM R, apresenta seu parecer técnico sobre o presente laudo elaborado pelo o

3. CLASSIFICAÇÃO DO OBJETO DA INSPEÇÃO

A execução do presente trabalho procurou balizar-se nas diretrizes e recomendações contidas em normas técnicas nacionais consagradas, em especial a NBR – 13.752 (Norma Brasileira Para Perícias de Engenharia na Construção Civil) da A BNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, sem prejuízo à consulta também, em tudo aquilo que se mostrou pertinente e aplicável, a outros dispositivos complementares legais e regulamentares, dentre os quais podemos destacar:

Código Civil – Lei nº 10406 /2002, que regulamenta a legislação aplicável às relações civis;

- NBR – 5674(Manutenção de edificações – procedimentos, da ABNT – 1999);

- NBR – 14.037(Manual de operações, uso e manutenção de edificações – Conteúdo e recomendações para elaboração e apresentação, da ABNT – 1998);

- NBR – 9574 (Execução de impermeabilização, da ABNT – 1986);

- NBR – 7200 (Procedimentos de execução de revestimentos, da ABNT – 1998);

- NBR – 13.245 (Execução de pinturas e edificações não industriais, da ABNT – 1995);

- NBR – 15.079 (Tintas para construção civil, da ABNT);

- NBR – 13.816 (Placas cerâmicas para revestimentos, da ABNT – 1997);

- NBR – 14.294 (Forros e revestimentos, da ABNT – 1999);

- NBR – 6118(Projetos de estrutura de concreto, da ABNT – );

- NBR – 13 .753(Revestimentos de pisos internos ou externos, com placas cerâmica e com utilização de argamassa colante – Procedimentos, da ABNT - );

- NBR – 14.718 – Guarda corpo para edificações, da ABNT - );

- NBR – 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão);

- NBR-5626 /98; Instalação predial de água fria.

- NBR-5648/99; Tubos de PVC rígido para instalações prediais de água f ria -

Especificação.

4. Considerações preliminares Finalidade

Tem o presente a finalidade de relatar as anomalias relacionadas à estabilidade do revestimento interno, e outras análises referentes às áreas do escritório, localizado na Rua Toneleiro Nº 214 – AP 51 A , Bairro Vila Ipojuca ,Paulo – SP, conforme vistoria efetuada in-loco em 27/07/2020 visando à aplicação de nova pintura cujas etapas de serviços e composição serão :

a) – Execução de remoção de partes soltas de pintura antiga, remoção de placas soltas de emboço/reboco, partículas de poeira e limpeza das superfícies impregnadas por fungos.

b) – Aplicação de uma demão de fundo preparador de paredes (a base de água) na parede com a finalidade de se proceder a maior adesão de partículas soltas do substrato e preparo da superfície para receber a nova camada de tinta acrílica a ser aplicada.

c) – Tratamento de trincas e fissuras existentes das paredes e forro, bem como tratamento das partes soltas nas regiões onde forem detectados desplacamentos ou massa podre.

d) - Aplicação de duas demãos de Suvinil Suviflex

e) – Aplicação de uma demão de textura acrílica – linha (a base de água). observando sempre as normas técnicas vigentes durante a execução dos serviços de pintura.

Serão obedecidas todas as orientações técnicas do fabricante das tintas Suvinil - Basf –Características do Edifício objeto do presente estudo escritório composto Histórico apresentado O revestimento apresenta inúmeras patologias, tais como fissuras e trincas externas . A causa preponderante para o surgimento da pulverulência (massa podre) e desplacamentos do emboço/reboco é a percolação continuada de umidade de dentro para fora, tais como: infiltrações em rejunte de Box de banheiro, bem como infiltrações nos pisos. O agravamento das demais patologias (trincas e fissuras) se deu também devido à falta de manutenção no que dizem respeito à impermeabilização (pintura) externa que sofreu deterioração da camada impermeável (perda de resina da tinta) por calcinação devido ao tempo excessivo de exposição às intempéries (mais de 07 anos), bem como o provável excesso de finos na argamassa de reboco e dosagem inadequada de aglomerante (cimento) e plastificante (cal hidratada), não descartando também, causas como as de movimentação estrutural devido à dilatação térmica.

5. Relatório fotográfico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com