TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laudo Técnico Calor

Por:   •  4/4/2023  •  Ensaio  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA[pic 1]

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO



BARBARA DE LIMA LOPES

BEATRICE SOARES LOPES DE AQUINO

JARDEL AMAURI GONÇALVES

LÉIA APARECIDA LIMA

LUCIANO PEREIRA

LAUDO TÉCNICO

AVALIAÇÃO PRÁTICA DA EXPOSIÇÃO A SOBRECARGA TÉRMICA

(EQUIPE 3)

HIGIENE DO TRABALHO

PROF GUILHERME ESPÍNDOLA





FLORIANÓPOLIS/SC – MAIO/2022

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL

 

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata de um Laudo Técnico, referente a uma atividade simulada e sala sob coordenação e orientação do professor Guilherme Espíndola, como uma das etapas da disciplina de Higiene do Trabalho do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).

OBJETIVO DO TRABALHO

Apresentar um Laudo Técnico, com a avaliação da exposição ocupacional ao calor que implique sobrecargas térmicas ao trabalhador, levando em consideração os limites de exposição, taxa metabólica de cada atividade de acordo com os  critérios da NR (Norma Regulamentadora) nº 15 – Atividades e Operações Insalubres / Anexo nº 03 – Limite de Tolerância para Exposição ao Calor.

DESCRIÇÃO DA FUNÇÃO

Foi avaliada a jornada de trabalho em uma pizzaria da função do PIZZAIOLO, onde no respectivo estabelecimento, exerce duas atividades: Forneiro e Pizzaiolo (montagem das pizzas para o cozimento) e seu regime de trabalho é dividido da seguinte forma:

  • 2 minutos no forno
  • 13 minutos na montagem

Ao todo, o pizzaiolo realiza 4x esse mesmo ciclo, totalizando um período de 8 minutos operando no forno e 52 minutos na montagem das pizzas, realizando assim, 1 hora da sua atividade. Sua jornada completa é de 6 horas de trabalho, porém, por normas e orientações da NR-15, avaliasse apenas 1 hora de sua jornada mais intensa.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES E FONTE DE PERIGO

Durante sua jornada de trabalho, o pizzaiolo realiza suas duas atividades: montagem das pizzas e cozimento (uso do forno). Ele é o responsável por preparar as massas, bolear, abrir os discos de pizza, montar a pizza, colocar no forno e supervisionar se tudo na produção e cozimento (forno) está correto.

As atividades iniciais são leves, sem riscos em relação à fonte de perigo, o CALOR irradiado pelo forno. Até que ele atinja a temperatura ideal, a equipe realiza outras atividades, como corte dos temperos, preparo das áreas de trabalho, entre outros.

Sua jornada mais exaustiva e com o maior contato da fonte de perigo, CALOR, que é o objetivo desse laudo, ocorre geralmente a partir das 20h, melhor período de movimento e pedidos da pizzaria.

A atividade como "forneiro", consiste em pegar as pizzas já preparadas (cozidas), com uma pá de ferro e/ou madeira, não pesando mais do que 3 quilogramas e dura em média 2 minutos. Levar ao forno as pizzas cruas já montadas, posicionando-a  de  forma  adequada, girar duas vezes cada pizza a fim de passá-la uniformemente, retirá-la e colocá-la em formas para serem servidas ou direcionadas para as entregas.

Geralmente assam de 3 a 4 pizzas, por isso seu tempo de operação na frente do forno é rápida e não passando desses 2 minutos (por um período de 1 hora, ele realiza esse processo 4 vezes) e os demais 52 minutos, divididos também em 4 ciclos, para montagem das pizzas, abrindo passas e confeccionando os sabores conforme chegam os pedidos. As demais atividades são realizadas pelos seus auxiliares de cozinha.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação quantitativa do calor foi realizada com base na metodologia e procedimentos descritos na NHO-06 (Norma de Higiene Ocupacional - 2ª edição/2017) da FUNDACENTRO (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho) e Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho, NR-15 (anexo 03).

O equipamento foi calibrado com seu módulo de calibração, segundo o padrão  especificado pelo fabricante, conforme Certificado de Calibração RBC para Medidor de Stress Térmico nos Sensores Bulbo Seco, Úmido e Globo sob Procedimento PCI-081 nos Pontos de 0,35ºC e 60ºC, Calibração acreditada RBC, Procedência: Laboratório de Calibração Instrutherm, sob registro nº 59696/21 de 15/07/2021 (validade de 1 ano).

As medições foram realizadas a altura da região do corpo mais atingida, através  da utilização de tripé regulável, conforme estabelece a NR15 anexo 13 e os padrões operacionais, indicados pelo fabricante, para o tempo de estabilização de 20 minutos (o intervalo entre cada ponto avaliado, respeitou um tempo mínimo de 20 min,  para estabilização do termômetro de maior tempo), realizado em uma quarta-feira, dia 18/05/2022, no horário das 20:00h as 21:00h.  

LOCAL DE TRABALHO

O local de trabalho é uma cozinha de uma pizzaria, ambiente fechado, sem interferência de carga solar, com pé direito de 4 metros, cobertura de laje de concreto, com paredes laterais em alvenaria, exaustão forçada sobre os fogões e nas paredes estão colocados exaustores axiais, cuja vazão oferece uma razoável troca de ar, sendo o forno a lenha a principal fonte de emissão de calor radiante. As vestimentas da equipe de cozinha não interferem no cálculo do IBUTG e as avaliações foram realizadas em condições normais de trabalho.

Foram utilizados os seguintes equipamentos e instrumentos:

  • Tripé metálico, com movimentos em três planos;
  • Medidor de Stress Térmico, modelo TGD-400, da marca INSTRUTHERM, nº de série 140510543. (equipamento tem moderna técnica para determinação do IBUTG, para avaliação de carga térmica em locais de trabalho - conforme a NR 15 anexo 03).

PONTO - I : MESA DE PREPARAÇÃO E MONTAGEM DAS PIZZAS

ATIVIDADE: Abrir as massas (discos) para montar as pizzas, acrescentar os condimentos conforme os pedidos das comandas, repor os condimentos, trabalho em pé, mexendo os dois braços com movimentos pesados. A TAXA DE METABOLISMO (conforme quadro 2 do anexo 3 da NR 15) é de 315W (Em pé, agachado ou ajoelhado / Trabalho pesado com dois braços). 

PONTO – II: FORNO A LENHA

ATIVIDADE: Pegar as pizzas prontas, com uma pá de pizza e de cabo prolongado e peso médio de 3 quilogramas, adicionando as pizzas cruas no forno a lenha e retiradas das pizzas já cozidas. Trabalho em pé, empurrando e puxando peso médio. A TAXA DE METABOLISMO (conforme quadro 2 do anexo 3 da NR 15): 349W (Em pé, em movimento / Trabalho moderado de levantar ou empurrar).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (204.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com