TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL DESCRITIVO - EDUCADORES E EDUCANDOS

Por:   •  11/5/2015  •  Artigo  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA[pic 1]

CÂMPUS Porto velho Zona Norte /POLO Machadinho D’oeste.

Curso de Alimentação Escolar ― Profuncionário

MEMORIAL DESCRITIVO Educadores E Educandos

Sandra Souza Da Silva

Machadinho D’oeste /RO

2014

                                                            Sandra Souza Da silva

MEMORIAL DESCRITIVO Educadores E Educandos

Memorial Descritivo apresentado no Curso de Alimentação Escolar, do Profuncionário, oferecido na parceria IFRO/IFRN, no Campus Porto Velho Zona Norte /Pólo Machadinho D’oeste sob a orientação da tutora presencial Andréia Nobre como requisito avaliativo da disciplina Educandos E Educadores

Machadinho D”oeste/ RO

2014

  1. BREVE RELATO PESSOAL


“Comecei o curso no dia 10 - no Colégio Jovina De Carvalho ribeiro, o nome da minha tutora é Andréia Nobre Dias”. Minhas expectativas para o curso e muito boa, pois a cada disciplina me sinto mais envolvida, gosto muito dos conteúdos, a cada disciplina estamos aprendendo cada vez mais.

  1. EXPECTATIVA PARA O MÓDULO

Não tinha duvida que o conteúdo fosse de muito bom proveito, pois como já disse aprendemos muito a cada disciplina na disciplina de Educandos e Educadores, compreendemos como ocorrem os processos educativos na formação de seres humanos ao longo da historia.

  1. SEQUENCIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA/Assuntos abordados

Aula -1

Unidade – um e dois.

Na unidade um tivemos como objetivo compreender o processo de transformação da educação e no espaço escolar através dos tempos. Analisar a situação entre classes sociais e acesso á educação as políticas publicas e as demandas de mercados.

Compreendemos a educação por meio da historia.

Educação construída pelos padres da companhia de Jesus.

Aula – 2

Unidades - três e quatro.

Estas unidades viram com o objetivo de nos fazer compreender como a educação formal de desenvolveu e quando ouve a transplantação do modelo Português para a colônia.

Entender e analisar os principais momentos da educação da escola e do ensino no Brasil colônia.

Aula- 3

Unidade – cinco e seis

Nesta aula vamos compreender como D. Pedro I e os políticos que o apoiaram criaram as leis, e as normas jurídicas, o decreto para os pais funcionar. Fizemos uma reflexão sobre a educação escolar aqui no Brasil no período republicano.

No ponto de vista político prevalecia a força das oligarquias rurais, e nas províncias, ocorriam intensas rebeliões sociais na base popular que desejava mudanças.

Principais reivindicações do movimento chamado praiano.

Destacam-se: o voto livre e universal do povo brasileiro; a plena e absoluta liberdade de se comunicar os pensamentos por meio da imprensa; o trabalho como garantia de vida para os cidadãos brasileiros.

Vimos também um pouco sobre a revolta dos Cabanos, que se rebelou contra a extrema miséria do povo paraense e a irrelevância política á qual a política foi relegada após a independência do Brasil.

A denominação cabanagem remete ao tipo de habitação da população ribeirinha mais pobre, formada principalmente por mestiços escravos libertos e índios.

Na unidade seis. Resumo;

A educação publica insuficiente em todo o país, serviu de instrumento de formação das elites dirigentes e de preparação para o trabalho, conduzindo a um sistema duplo de ensino: a escola que formava para o trabalho, pragmática, utilitária e com aprendizagem dos rudimentos para inserção nas fabrica industrial e comercio, e a escola clássica, propedêutica.

Trata-se de um ensino que preparava os estudantes para o acesso ao ensino superior destinadas a formar dirigentes e burocratas para o trabalho da condução e administração do próprio estado.

Aula – 4

Unidades sete

Nesta unidade refletimos sobre os dois manifestos da educação e o que eles representaram para os profissionais da educação.

Manifesto dos pioneiros da Educação Nova, escrito em 1932.

Manifesto ao povo e ao governo, publicado em 1959.

Havia na sociedade brasileira duas visões.

Um grupo representava o pensamento conservador católico e defendia que a igreja católica deveria continuar a ofertar e a estabelecer normas e regras para a educação.

Outro grupo congregava intelectuais liberais que defendiam a educação pública, laica gratuita e obrigatória, comum para ambos os sexo e propunha um fundo publico para o financiamento o que na época representou um avanço em relação à visão conservadora.

Aula -5

Unidade – 8

Nesta aula refletimos sobre a ditadura, a educação e a vida dos trabalhadores durante o governo dos militares.

Foram anos difíceis, era restrita a liberdade de expressão das pessoas.

Havia muita censura na televisão, nos jornais, nas letras das musicas e nas escola e universidades.

A cidadania e direitos sociais e políticos foram negados e a educação foi tratada como instrumento de controle moral.

Pouco a pouco as reivindicações por escola públicas foram se efetivando, sobre tudo na década de 60 marcadas pela pressão do contingente populacional que migrou do campo para a cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com