TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: CINCO DÉCADAS DE EXISTÊNCIA” e “EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A HISTÓRIA DA DISCIPLINA E AS CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO ESCOLAR COMO FONTE PARA SUA COMPREENSÃO”.

Por:   •  26/12/2018  •  Artigo  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Licenciatura em Matemática

Disciplina: Pesquisa Educacional

Aluno: Carlos Ivanildo de Oliveira Santos

Síntese crítica do artigo e/ou livro

“O MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: CINCO DÉCADAS DE EXISTÊNCIA” e “EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A HISTÓRIA DA DISCIPLINA E AS CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO ESCOLAR COMO FONTE PARA SUA COMPREENSÃO”.

Vemos de início o texto 1 trazendo  a preocupação dos alunos terem a matemática como o maior medo durante seus estudos, muito desse medo é fruto de um preconceito criado durante anos de ensino da matemática.  A historia da educação matemática ao longo dos anos pode ser dividida em 4 períodos, que são a matemática jesuíta, a matemática militar, a matemática positivista e a matemática institucionalizada. O texto busca retratar um pouco do que foram essas cinco décadas na educação matemática.

Deste modo o texto faz  uma relação do ensino da matemática em cada um de seus períodos históricos nos fazendo refletir sobre a atual condição do ensino da matemática no Brasil, mostrando o processo de construção da educação matemática ao longo dos anos. Retratando incialmente a influencia da matemática positivista desde os final do século XIX até começo do século XX, onde a matemática positivista prega a liberdade oferecendo suporte para a matemática ter seu próprio desenvolvimento, onde se destacaram os professores Euclides Roxo e Julio César que defendiam um ensino da matemática que beneficiassem o todo. Após algumas mudanças curriculares no ensino da matemática que foram propostas por Eugenio de Barros Raja Gabaglia, tivemos também o primeiro curso de formação para professores de matemática na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras que contou com  a valiosa colaboração de matemáticos italianos, como Luigi Fantappié e Giacomo Albanese. Destacando o que foi dito por Albanese, que afirmou: “Nas escolas secundárias, é especialmente recomendável não reduzir o ensino a uma árida exposição de teoremas, de formulas ou de relações trigonométricas, frequentemente inútil e danosa, pois procedendo dessa maneira, a geometria perde sua real importância de ciência viva e fecunda e torna-se inútil receituário vulgar e inconcludente”.(ALBANESE Apud SILVA, 2002). Que pode ser facilmente relacionado com aquilo que buscamos constantemente no enino da matemática atual.

A segunda metade do século XX foi caracterizado por um ensino tradicional, rigoroso de memorização e castigo e daí temos a matemática institucionalizada, que embora neste período já existissem cursos superiores, foi nesse período que ocorre a expansão desdes cursos e a definição do que se deve ser trabalhado neles e cresciam consideravelmente o intercâmbio com outros países como Alemanha e França. Foi também a partir daí que a academia brasileira de ciência direcionava seus trabalhos em três grandes áreas, a ciência matemática, a ciência físico-química e a ciências biológicas.

O inicio da década de 70 é marcado pela matemática moderna, fruto do Movimento Internacional da Matemática Moderna, que acarretou na criação de grupos relevantes para o ensino da matemática: O GEEM , Grupo de Estudos do Ensino de Matemática, em 1965; O GEEMPA, em Porto Alegre, 1970; O GEMEG, em 1970, no Rio de Janeiro; O GEPEM, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, 1976.  Já na década de 80 tivemos os primeiros progressos sobre tudo que foi iniciado na década de 70, refletindo em cursos, pesquisas e projetos como por exemplo: programa de pós-graduação em Educação Matemática na UNESP, Rio Claro, a Faculdade de Educação da UNICAMP, a linha de pesquisa ‘Educação Matemática’ existente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE, Etc. A coroação dos esforços dos precursores do movimento da Educação Matemática no Brasil foi concretizada através da criação da SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática, durante o II ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, em 1988. E ao todo já foram realizados sete Enens.

O ensino da matemática no Brasil vem se transformando com o passar do tempo de acordo com a necessidade da sociedade referente ao momento vívido e nos atuais dias é importante e necessário o levantamento de toda essa história sobre o ensino da matemática com o objetivo de entender a necessidades da sociedade ao longo dos anos em relação a matemática, tentando entender as relações entre os períodos e visualizando umas perspectiva histórica sobre a matemática e seu ensino destacando seus avanços e suas evoluções e é isso que nos dizia o pensar de Giovanni Levi: participamos de “uma prática que é essencialmente baseada na redução da escala de observação, em uma análise microscópica e em um estudo intensivo do material documental” (LEVI, 1992, p.136).

No texto 2 vemos foco na importância de se conhecer a história da disciplina, onde conhecer todo o processo do ensino da matemática nos oferece ferramentas para o auxilio  na compreensão e a problematizar as práticas de ensino atuais. Assim tempos como principal preocupação refletir sobre a as possibilidades de contribuições para o desenvolvimento da educação matemática no período atual.

Podemos destacar também a  preocupação dos educadores que lideraram o movimento com o conhecimento matemático, com a modernização do seu ensino e sua renovação em vários momentos do século XX. Destacando dois dois momentos de destaque nesse processo, o primeiro ocorre, como já observamos no primeiro texto, no o início do século, com o trabalho ativo de Félix Klein no sentido de disseminar a idéia de urgência na reforma do ensino da Matemática e, um segundo momento na metade do século, quando a preocupação em modernizar o ensino da Matemática é gerada a partir de uma série de acontecimentos vinculados ao campo da ciência e tecnologia. Porém nada comprova que houve relação entre esses dois momentos.

Iniciando na década de 1950, temos um governo que visava um ensino mais técnico buscando formação de mão de obra no Brasil para atender o novo modelo econômico do governo. No Paraná as notícias sobre o Movimento da Matemática Moderna começaram efetivamente a serem disseminadas na década de 1960. A política do governo federal nesta época continuava centrada no desenvolvimento industrial do País, naquele momento o governo do Paraná tinha a preocupação de atender as exigências que o governo tinha como necessária para atender as exigências do mercado de trabalho a respeito da industrialização do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com