TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTADO DA BAHIA: ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS ESTUDOS FEITOS NA BUSCA DE MELHORIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Pesquisas Acadêmicas: O MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTADO DA BAHIA: ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS ESTUDOS FEITOS NA BUSCA DE MELHORIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  2.213 Palavras (9 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O ato de contar, de resolver situações diárias, é sem sombra de dúvida um ato muito significativo e essa importância que é atribuída ao mesmo alicerça-se no conceito de que o indivíduo se faz livre por meio do domínio da convivência e resoluções de problemas. Contudo, em vivência na sala de aula do ensino básico, nota-se que muitos alunos vêm perdendo o prazer pelos estudos, especialmente pela matemática que até hoje é vista por eles como uma disciplina sem significado nenhum para sua vida cotidiana. O presente trabalho propõe discorrer acerca da importância do movimento da educação matemática no país, bem como o seu incentivo através da inter-relação com outras áreas de conhecimento, e sobre os desafios encontrados pelos docentes, que é o de trazer para prática algumas teorias encontradas no acervo de educadores matemáticos e em documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais, investigando como o trabalho com esses autores em sala de aula, aliado ao conhecimento das técnicas matemáticas, por parte do professor, contribuem para a formação de alunos reflexivos e construtores de seus próprios conhecimentos. A experiência vivenciada no ensino aponta que o método dito tradicional desagrada em parte a alguns educadores e educandos. Ambos têm conhecimentos doutrinados acerca das regras a serem cumpridas dentro do ambiente escolar, e os pode sentir bem de perto no interior da escola. Com esse sistema, percebe-se que os alunos demonstram encontrar determinados obstáculos, levando a entender que não os foram induzidos à aprendizagem. Ainda observa-se aqui a questão curricular fracionada, que não respalda a correlação entre as disciplinas, bem como os métodos avaliativos opressores e definitivos, que elimina muitas vezes o potencial dos alunos.

A educação matemática tem contribuído significativamente para se repensarem as teorias e abordagens metodológicas que sustentam o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Pode-se perceber um reflexo dessas mudanças nas práticas de muitos professores, que procuram romper com a cultura da aula de Matemática vinculada à memorização de conteúdos, de regras e de técnicas de cálculo e à resolução de exercícios repetitivos que, muitas vezes, poucos contribuem para aprendizagem nos dias de hoje. Pretende-se com este trabalho fazer um levantamento dessas abordagens metodológicas, a partir de registro dos resultados das pesquisas organizadas por grupos atuantes e preocupados com o ensino da matemática na escola básica. Pesquisas essas que envolvam experimentação, problematização e sistematização de conceitos matemáticos, com a preocupação de oferecer a alunos e professores métodos, orientações didáticas e subsídios teóricos - metodológicos para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade, que venham ao encontro das necessidades atuais.

Nesse contexto elencamos as seguintes questões de pesquisa:

• Quais as contribuições deixadas pelos estudiosos da Educação Matemática que têm sido disseminados nas escolas públicas do estado da Bahia, a ponto de se gerar em médio e longo prazo, frutos de aprendizagem dos alunos na educação infantil, nas séries iniciais e no ciclo fundamental? Quais tipos de apoio os órgãos governamentais que investem na educação básica do Brasil têm dado às Instituições de ensino para esta disseminação?

Com este projeto pretende-se pesquisar diferentes caminhos abordados pelos estudiosos da educação matemática no percurso feito no Brasil e em específico no estado da Bahia, que possam subsidiar uma nova proposta de educação com possíveis mudanças, tanto na valorização do aluno quanto do professor que ensina matemática.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Analisar de forma quanti-qualitativa os aspectos gerais e específicos dos desafios encontrados pelos estudiosos da Educação Matemática e o resultado destes estudos no ensino básico, como forma de disseminação das práticas inovadoras resultantes dessas pesquisas no estado da Bahia.

2.2 Objetivos Específicos

• Analisar a importância do movimento da Educação Matemática, e seu incentivo através da inter-relação com outras áreas de conhecimento;

• Pontuar as diferentes ações implementadas nas escolas que propiciaram aos professores de Matemática um aprimoramento de seus conhecimentos científicos em Educação Matemática com vista a uma atuação docente com maior qualidade.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Costa, (2008), a Educação Matemática vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões acadêmicas e profissionais do ensino. Godino (2003) afirma que a Educação Matemática é mais ampla, é vista como uma área geral, enquanto podemos caracterizar a Didática de Matemática como um campo científico.

Para a Educação Matemática da juventude tomar rumo próprio foi necessário acontecer grandes revoluções e o seu surgimento no Brasil foi a partir do Movimento da matemática Moderna que espalhou-se em várias partes do mundo. A (SBEM) Sociedade Brasileira de Educação Matemática surge em meados dos anos 80 juntamente com os primeiros programas de pós graduação em Educação Matemática.

Podemos conceber a Educação Matemática como um Movimento que ocorre a partir da Universidade e é desencadeado e aprofundado com a criação de sistemas educacionais que evidenciam a formação de profissionais (KILPATRIK, 1998). PONTE (1999) caracteriza a educação matemática como um campo misto onde se entrecruzam as lógicas profissionais e de investigação. CRUZ (1998, apud RICO & SIERRA), por sua vez, caracteriza a Educação Matemática como prática e área de investigação que surge da necessidade de produzir resultados práticos que ajudem a melhorar o ensino e aprendizagem como um corpo de conhecimento que explique a natureza dos fenômenos que ocorrem no ensino e aprendizagem da Matemática.

Segundo CARAÇA (1970), A Matemática é geralmente considerada como uma ciência à parte, desligada da realidade, vivendo na penumbra do gabinete. A dificuldade existente na Educação Matemática incide exatamente nas pesquisas da área desenvolvendo as possibilidades de averiguações em educação matemática.

..., podemos conceber a Educação Matemática como resultante das múltiplas relações que se estabelecem entre o específico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com