TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MOVIMENTO RETILINEO E UNIFORME E SUAS CARACTERISTICAS

Por:   •  5/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO˜

        CENTRO DE EDUCAC¸AO, CI˜        ENCIAS EXATAS E NATURAISˆ

CURSO DE F´ISICA

EXPERIMENTO DE MECANICAˆ

O MOVIMENTO RETIL´INEO E UNIFORME E SUAS CARACTER´ISTICAS

(NOME DO ALUNO)

SAO LUIS˜

29 de agosto de 2017

  1. - INTRODUC¸AO˜

Este relato´rio descreve oque foi realizado em laboratorio e que atrav´es de fundamentac¸˜ao teo´rica buscou-se experiˆencia com instrumentos especificos buscando provar as teorias.


  1. - FUNDAMENTAC¸AO TEORICA˜

Dizemos que um objeto est´a se movimento quando este, ao longo do tempo, muda sua posic¸˜ao em rela¸ca˜o ao observador. Essa relac¸˜ao de deslocamento e tempo de deslocamento chamamos de velocidade.Se, ao longo do tempo, este corpo continua se movendo com a mesma velocidade, falamos que seu movimento ´e uniforme. Assim, a cada intervalo igual de tempo, seu deslocamento espacial sera´ o mesmo. Assim, movimento retil´ıneo uniforme (MRU) ´e descrito como um movimento de um m´ovel em relac¸˜ao a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante.[pic 1].Sabendo que, para haver o movimento, as duas constantes (variac¸˜ao de espa¸co e varia¸c˜ao de tempo) s˜ao diferentes de zero.Variac¸˜ao de espa¸co (∆S): diferen¸ca entre a posi¸ca˜o ocupada pelo objeto no instante final (Sf) de observa¸ca˜o e no instante inicial (Si).∆s = Sf Si.Varia¸c˜ao de tempo (∆t): diferen¸ca entre o instante final (tf) de observa¸ca˜o e no instante inicial (ti ) ∆t = tf ti.A velocidade calculada dessa forma ´e chama de velocidade m´edia porque entre o intervalo de tempo usado, a varia¸ca˜o do espa¸co pode ocorrer de formas diferentes do final ou do inicial. Por exemplo, se realizamos uma viagem de 80 km em 1 hora, podemos falar que a velocidade m´edia nesse intervalo de tempo foi de 80 km/h. Mas sabemos que durante esse trajeto o carro andou em alguns momentos a velocidade maior que esse e com velocidade menor em outros. No entanto, se aproximarmos os instantes final e inicial cada vez mais, maiores s˜ao as chances de o espac¸o sofrer varia¸co˜es cada vez menor. Assim, o ∆t fica cada vez menor, cada vez mais pro´ximo de 0 (mas nunca sendo 0, em absoluto). Teremos enta˜o a velocidade escalar instantaˆnea.O movimento que um corpo descreve pode ser classificado de acordo com a sua orienta¸ca˜o em rela¸ca˜o a` trajeto´ria percorrida.

Movimento progressivo: quando o corpo est´a se movendo no mesmo sentido que a trajet´oria.Assim, a posi¸ca˜o ocupada pelo corpo aumenta com o tempo e a velocidade escalar ´e positiva.

Movimento retro´grado: quando o corpo esta´ se movendo no sentido contra´rio a direc¸˜ao da trajet´oria.Nesse caso, a posi¸c˜ao ocupada pelo corpo diminui com o tempo e a velocidade escalar ´e negativa.

  1. - FUNDAMENTAC¸AO EXPERIMENTAL˜

materiais: uma base de sustenta¸ca˜o principal com plano inclinado articula´vel com 0a 45, um tubo lacrado, contendo o´leo, uma esfera de a¸co e bolha, um cronometro, um n´ıvel de bolha para superf´ıcie, colocando o plano a 15acima da horizontal com um ima˜ colocamos a esfera de a¸co na marca x0 = 0mm, ent˜ao com um cronˆometro foi marcado o tempo em que a mesma tera passado pelas marcas: x1 = 100mm,x2 = 200mm,x3 = 300mm,x4 = 400mm, e com isso calculamos a velocidade media de cada ponto assim colocando na tabela ultilizando a formula [pic 2],enta˜o construimos um grafico de x e de t da tabela do MRU ent˜ao foi pedido para que se obtivesse outro grafico ultilizando os valores de v e t da tabela.


  1. - RESULTADOS E DISCURSSAO˜

1. Tabela: Dados do Experimento.

Posi¸ca˜o ocupada

Espa¸co percorrido

Intervalo de tempo

Velocidade m´edia

x0 = 0mm

xn

tn

[pic 3]

x1 = 100mm

x1 = x1 x0

t1 = 2.20s

v1 = 0,045

m s

x2 = 200mm

x2 = x2 x0

t2 = 3.43s

v2 = 0,054

m s

x3 = 300mm

x3 = x3 x0

t3 = 5.35s

v3 = 0,055

m s

x4 = 400mm

x4 = x4 x0

t4 = 7.36s

v4 = 0,056

m s

[pic 4]

Este foram os resultados obitidos atraves do exeprimento feito.


  1. - CONCLUSOES˜

Este experimento serviu para ver na pratica o movimento retil´ıneo e uniforme e assim aprimorando nosso conhecimento no determinado assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (241.2 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com