TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento Brasileiro de Alfabetização

Relatório de pesquisa: O Movimento Brasileiro de Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

RESPOSTA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1

Disciplina: Educação de Jovens e Adultos

Coordenadora: Professora Andrea da Paixão Fernandes

Aluna: Aline Gouveia dos Santos Cambeiro Matr.:13212080464

Polo: Rocinha

1ª QUESTÃO

1.2 – No filme, vemos a semelhança de vida da realidade de tempos passados com os tempos atuais, mesmo que seja com menos frequencia, mais ainda temos muitos casos acontecendo no nordeste, percebi que o papel da família influencia bastante na formação, seja aela cultural ou social do indivíduo, pois a família encontra-se na base de todo o processo de transmição cultural dentro da sociedade. Observamos que as crianças se espelham em seus pais e em tudo que a rodeia e sua visão de mundo será baseada no seu dia a dia de convívio, se seus pais não dão valor a certas coisas, elas farão do mesmo jeito. Como vimos no filme o entusiasmo da garotinha em aprender a ler e a escrever, não desperta nenhum interesse em sua mãe já que ela não passou uma ação diferente em relação a sua formação social, então nada para ela é importante e a mesma acaba deixando de lado uma conquista de sua filha, já que a necessidade de trabalhar é o que mais interessa para a mãe, pois precisa sustentar os filhos com muito esforço. A escola faz sua parte, transmite conhecimento, tanto cultural quanto intelectual, mas é no seio da família que aprendemos e adquirimos maior parte de nossos valores tanto morais quanto pessoais, que pode ajudar ou interferir no processo educacional.

Quando a escola e família trabalham juntas no processo de ensino e aprendizagem possibilitam que os conhecimentos e valores escolares alcancem a base da sociedade.

2ª QUESTÃO

2.1 - O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi um projeto do governo brasileiro, criado pela Lei n° 5.379, de 15 de dezembro de 1967.

2.2 – O MOBRAL foi criado e mantido pelo regime militar, durante anos, jovens e adultos frequentaram as aulas do MOBRAL, cujo objetivo era propocionar alfabetização e letramento a pessoas acima da idade escolar convencional. A recessão econômica iniciada nos anos 80 inviabilizou a continuidade do MOBRAL, que demandava altos recursos para se manter. Seus Programas foram assim incorporados pela Fundação Educar.

2.3 – O obetivo do projeto propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos, visando "conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-la a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida".

3ª QUESTÃO

3.1 - Os religiosos exerciam sua ação educativa missionária em grande parte com adultos. Além de difundir o evangelho, tais educadores transmitiam normas de comportamento e ensinavam os ofícios necessários ao funcionamento da economia colonial, inicialmente aos indígenas e, posteriormente, aos escravos negros. Mais tarde, se encarregaram das escolas de humanidades para os colonizadores e seus filhos.

3.2 – Uma das aspirações buerguesas, era o acesso à cultura letrada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com