TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Moço de Maquinas

Por:   •  24/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  4.261 Palavras (18 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 18

MARINHA DO BRASIL

 DIRETORIA DE PORTOS E COSTA – ENSINO PROFISSIONALIZANTE

INSTITUTO DANIEL DE LA TOUCHE

JEOVÁ OLIVEIRA DE SOUZA

CURSO DE FORMAÇÃO DE AQUAVIÁRIO

 CFAQ-I M

MOÇO DE MÁQUINAS

[pic 1]

São Luís – MA

2022

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório apresentado à Capitania dos Portos do Maranhão, do Curso de Formação de Aquaviários, categoria Moço de Máquinas- MOM, como requisito para obtenção de nota.

1 INDRODUÇÃO ..........................................................................................................4

2 SOBREVIVÊNCIA NO MEIO AQUAVIÁRIO.............................................................5

3 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO................................................................6

4 PRIMEIROS SOCORROS..........................................................................................8

5 PROCEDIMENTOS DE EMÊRGENCIA ..................................................................11

6 PREVENÇÃO DE POLUIÇÃO AMBIENTAL...........................................................13

7 SISTEMAS DE PROPULÇÃO E AUXILIARES.......................................................14

8 SISTEMA ELÉTRICO...............................................................................................16

9 ARQUITETURA NAVAL...........................................................................................18

10 SERVIÇO DE QUARTO..........................................................................................20

11 CONCLUSÃO.........................................................................................................22

1 INTRODUÇÃO

Através deste irei abordar a trajetória do Curso buscando envolver objetividade e praticidade, buscando informações importantes para agregar ainda mais os nossos conhecimentos, tendo cautela e principalmente cuidado à colher essas informações. Todo o percurso do estágio foi realizado na CAMORIM SERVIÇOS MARÍTIMOS.

      Este relatório é composto por uma capa, contracapa, resumo, um sumario e conclusão. O s seguintes tópicos descritos no decorrer do relatório são: SOBREVIVÊNCIA NO MEIO AQUAVIÁRIO, PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO, PRIMEIROS SOCORROS, PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA, PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO AMBIENTAL, SISTEMA DE PROPULSÃO E AUXILIARES, SISTEMAS ELÉTRICOS, SERVIÇOS DE QUARTO. As informações que serão apresentadas serão de grande valia para todos e principalmente para o meu futuro, pois busquei aprimorar ainda mais os meus conhecimentos, pois não há nada melhor do que colocar em prática o que foi discutido em sala de aula.  

      Portanto no decorrer da apresentação deste trabalho, busquei aproveitar cada minuto, superando adversidades que a área apresenta, mas colhendo todas as informações que viesse mudar a minha visão, ou seja, a pessoa que entrou no curso, já não é mais a mesma pessoa, hoje posso dizer que valeu a pena cada sacrifício que fiz, pra concluir este tão sonhado curso.

     

2 SOBREVIVÊNCIAS NO MEIO AQUAVIÁRIO

       Quando embarcamos no Rebocador, aonde foi realizado o estágio, houve uma reunião com todos os tripulantes a bordo, onde o comandante realizou junto à tripulação vários treinamentos sendo um desses, técnicas de sobrevivência no mar. Este conjunto de procedimentos visa garantir que o seu grupo de pessoal tenha conhecimentos de como se comportar em situações de abandonar o transporte marítimo, seja para segurança, e para salvar vidas. É muito importante relatar que todas as embarcações têm que dispor de coletes salva-vidas, por isso que nessa embarcação sempre que íamos realizar uma tarefa o colete salva-vidas sempre estava próximo da gente, e sempre com uma pessoa experiente atendo nas atividades, que estão realizando.

       Em nossos treinamentos de salva-tagem, tínhamos que entrar em com proficiência em situação de emergência para que sempre que possível pudéssemos a melhor maneira de lidar com essa situação de perigo.

       Nesse treinamento ao escutar o toque de abandono, tínhamos que vestir os coletes salva-vidas o mais rápido possível e se dirigir para o convés principal do Rebocador. Nosso ponto reunião fazia-se conferência certificando-se que todos estão ali.

       Em seguida iniciava-se o procedimento de lançamento das embarcações de sobrevivência e depois o embarque no Rebocador. Nos treinamentos éramos orientados pelo comandante que os tripulantes tinham que descer ate as bóias através de escadas não devendo saltar sobre o seu toldo, assim cortava-se o cabo de acionamento após todos estarem embarcados fazendo-se o afastamento mais rápido do perigo.

       Feitos todos estes procedimentos tínhamos que estarmos conscientes de estarmos levando os sinalizadores, fachos manuais e foguete iluminativo que o Rebocador disponibilizava de forma a assegurar sua localização em caso de salvamento.

       Se por qualquer motivo de uma pessoa cair na água, á orientação nossa em relação é: não nadar e aguardar que uma embarcação venha ate seu encontro e faça o salvamento assim a vítima terá condições a perda de calor, assim adotamos a posição help. Quando fosse a gripo de pessoas na água adotando-se a posição agrupada sempre o colete de salva vidas.

3 PREVENÇÕES E COMBATE A INCÊNDIO

Como de conhecimento de todos, as prevenções e combate ao incêndio é de suma importância ao conhecimento dos tripulantes e assim tivemos a oportunidade de participarmos ativamente das orientações pelo comandante sobre combate a incêndio e realizamos vários treinamentos afim de preparar a tripulação e os passageiros em caso de incêndios.

Nesse primeiro momento, tivemos conhecimentos dos alarmes que fazem parte desse Rebocador assim podemos conhecer os seguintes alarmes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (288.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com