TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo

Monografias: O Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

O Mundo 2

CONCLUSÃO 3

REFERÊNCIA 3

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo compreender o pluralismo cultural, em especial na área educacional, citando os múltiplos aspectos das diversidades culturais dentro das escolas e o que os profissionais da área da educação podem contribuir para que haja respeito às diferenças nesse ambiente tão importante de ensino e aprendizado.

2. O Mundo

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições entre outros aspectos. O Brasil contém um extenso território, apresentando assim diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões. A pluralidade cultural no Brasil é fruto de um longo processo histórico de interação entre aspectos políticos e econômicos no plano nacional e internacional. Coexistem aqui culturas singulares, ligadas a identidades de origem de diferentes grupos étnicos e culturais. Essa composição cultural tem se caracterizado por plasticidade e permeabilidade, incorporando em seu cotidiano a criação e recriação das culturas de todos esses povos sem diluí-las, ao mesmo tempo, que permite seu entrelaçamento.

Por sua vez, a desigualdade pode ser analisada pelas práticas escolares ou sociais, diante dos grupos sociais desfavorecidos ou envolvidos por estigmas construídos de alguma forma na sociedade. Na escola, muitas vezes há manifestação de racismo, discriminação racial e étnica por parte dos professores, alunos e da equipe escolar ainda de que maneira involuntária e inconsciente. Essas atitudes representam violação dos direitos dos discriminados, trazendo obstáculo aos processos educacionais, pelo constrangimento a que essas pessoas se veem expostas.

Nas camadas economicamente menos favorecidas há uma expectativa de desempenho baixo na aprendizagem dos alunos. Crianças e adolescentes provenientes de grupos étnicos socialmente discriminados sofrem muito. Mas a escola tem um papel fundamental a desempenhar nesse processo. Por ser um espaço em que se pode dar a convivência entre estudantes de diferentes origens, com costumes e religiões diferentes, com visões de mundo diversas, pode se então ensinar as regras do espaço público democrático com a diferença. A escola apresenta aos alunos conhecimentos sistematizados sobre o país e o mundo, e aí a realidade plural de um país como o Brasil fornece subsídios para debates de discussões em torno de questões sociais.

Há uma grande necessidade das escolas instrumentalizar-se para fornecer informações mais precisas a questões que vem sendo respondidas pelo senso comum,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com