TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo

Tese: O Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Tese  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

TG – Pedagogia – Turma 2013

Texto: O mundo

Quando se pensa em seres humanos, logo pensamos em um ser racional que se organiza de várias formas e em como se adapta ao meio em que se relaciona, e assim determina valores de acordo com o meio em que vive.

Ao longo dos tempos, nós seres humanos, na busca pela sobrevivência, fomos além, mantivemos nossa própria existência e meios de cultivos que favoreceram a própria vida, o que nos fez nos organizar e conviver em grupo, em sociedade. E, como seres racionais, contando a sua historia através dos tempos, passando de geração para geração as suas próprias vivências. Diferentes em todos os sentidos, na forma física, credos e raças, e da forma de estabelecer vínculos tanto no próprio núcleo familiar ou mesmo em sociedade, assim nos estabelecemos em grupos que com melhor se adéquam aos nossos valores, culturas e organizações políticas e sociais ideais para exercermos papeis dentro da família como um homem e mulher com fundamento de se unirem para convívio mutuo e com intenções de melhorar a sociedade para o futuro de seus herdeiros.

No intuito de buscar melhores condições de vida, a raça humana se organizou em vários nichos, criando diversos segmentos e aspectos da vida em sociedade, levando em consideração suas tradições o que formou diversas etnias e territórios correspondentes ao estilo de vida. Adaptável ao meio em que vive, basicamente aprende a ser humanos com o convívio e ensinamentos através da cultura, orientação e aprendizado, nascendo pronto para se adaptar aos valores empregados ao seu redor, tornando único por sua personalidade, subjetividade e forma de se organizar dentro da sociedade levando consigo os mais variados sentimentos e desejos em relação a sua própria vida e de como será aceita em seu meio social. Assim, estabeleceram um convívio em sociedade, criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar riquezas que produzem para sua subsistência, desenvolveram linguagem, manifestações artísticas e culturais, estabeleceram valores morais, vestuários, tipos de moradias, tornando diversas as culturas humanas.

A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua. Assim a pluralidade cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização das mais variadas características étnicas e culturais, presentes no convívio de grupos sociais, indicando o acumulo de experiências humanas na maneira de existir socialmente e as formas de como pretende conviver também no futuro. As muitas sociedades que surgiram no decorrer do tempo diferiam sensivelmente umas das outras e através dos milênios muitas dessas diferenças persistem atualmente. Dentro das sociedades e entre povos há relações de desigualdade e dominação em que alguns grupos sociais acumulam bens matérias, saberes, prestígios e poder, ao mesmo tempo em que impedem o amplo acesso de outros grupos a riquezas, tal desigualdade no acesso aos meios para organizar a própria vida compromete a plena existência da pluralidade cultural. É inseparável das lutas pela extensão dos direitos humanos a todos. Ao longo da historia, diversas opiniões preconceituosas sobre traços físicos ou de comportamento foram criadas e reproduzidas, bem como diferenças significativas nos padrões de moralidade e na maneira que interagem no seu grupo, talvez ligados ao processo migratório e as características evolutivas humanas, embora seja fundamental para a sobrevivência a diversidade cultural, aliados a preservação do meio ambiente e conservação das espécies. O desafio da Pluralidade cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o grupo étnico brasileiro e mundial, incentivo o convívio dos diversos grupos e fazer dessas características um fator de enriquecimento cultural.

O Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com