TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo Perfeito

Artigos Científicos: O Mundo Perfeito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

A maioria das empresas fabris pode fornecer números exatos para a utilização percentual de suas matérias-primas no produto acabado. Por razões econômicas óbvias, é uma tarefa importante da gerência de produção assegurar que o aproveitamento seja tão alto quanto possível; as perdas, afinal de contas, representam receitas perdidas, bem como resíduos produzidos.

Os dados de compra de uma empresa deveriam proporcionar um inventário abrangente de todos os materiais introduzidos nas suas dependências. Após tomar em consideração itens de estoque e transferência é uma questão simples determinar as quantidades de todas as substâncias introduzidas, abrangendo matérias-primas, combustíveis, embalagem produtos químicos, solventes e auxiliares. Assim, o lado de entrada do balanço de materiais pode ser determinado com alta exatidão.

O lado de saída da equação mais difícil de quantificar. De forma nenhuma, é óbvio, no caso da maioria de agentes químicos e solvente por exemplo, exatamente quanto dessas substâncias corresponde ao produto, e, por conseguinte, quanto é desperdiçado e poderia acabar direcionado para o meio ambiente. Lançamentos e resíduos de químicos inorgânicos muitas vezes podem ser determinados indiretamente a partir de uma análise química do produto acabado, mas raramente isto é praticável no caso de orgânicos. Assim, a quantidade total de material que escapa para o meio ambiente pode geralmente apenas ser estimada.

ANÁLISE DE DADOS DO COSHH

O registro ou banco de dados COSHH (Controle de Substâncias Perigosas para a Saúde) da empresa constitui um recurso útil para cálculo de balanços de materiais referentes às substâncias que são perigosas para a saúde humana e, portanto, apresentam probabilidade de ameaça ao ambiente em geral. O registro COSHH baseia-se na avaliação do risco para a pessoa, apresentado por substâncias específicas nas quantidades e circunstâncias que prevalecem na empresa.

Uma das máximas de higiene e segurança é que não existe substâncias perigosas como tais, apenas circunstâncias perigosas. que urna avaliação pelo COSHH faz, portanto, é examinar todas substâncias que são introduzidas na empresa, e avaliar seu potencial de provocar dano. Trata-se, assim, de um entre vários exercícios avaliação de risco executados em empresas, com o objetivo de redução do risco de acidentes e outras emergências que poderiam também levar a dano ambiental. (Outra técnica bem conhecida é o HAZOP, abreviação de “Hazard and Operability”, que busca identificar perigos e problemas operacionais no projeto e operação de uma unidade de processo).

15

Gestão de Resultados Organizacionais

INVENTÁRIO DE LANÇAMENTO E IMPACTOS DE PRODUTOS

Uma vez estabelecido o balanço de materiais, mesmo se apenas semiquantitativamente, deveria ser possível estimar o volume de resíduos com forma de emissões gasosas, efluentes e outras descargas líquidas, sólidos, etc. lançado no meio ambiente. O banco de dados COSHH ajudará a concluir se esses lançamentos são ou não danosos aos empregados da empresa. O passo seguinte é determinar se os lançamentos também danificam o meio ambiente, caso em que eles deveriam ser classificados como efeitos “significativos”.

EFEITOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com