TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método Dupont

Pesquisas Acadêmicas: O Método Dupont. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  1.964 Palavras (8 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A Ciência Contábil tem como objetivo gerar informações a seus usuários, de forma que atenda a necessidade de cada um deles. Tais usuários devem obter tratamento diferenciado com intuito de receber informações econômicas e financeiras. Uma maneira de adquirir e de se ter uma visão da situação financeira ou econômica de uma empresa é através da análise de índices. Matarazzo (2003, p. 147) define índice como a relação entre contas ou grupo de contas das Demonstrações Contábeis, que visa evidenciar determinado aspecto da situação econômica ou financeira de uma empresa. Nessa linha de pensamento, Gitman (1997, p. 125) identifica duas abordagens bastante comuns para uma análise de índices, que são: o sistema DuPont e a análise geral de vários índices. O Método DuPont é um indicador de rentabilidade para as Empresas. Este método identifica o comportamento das rentabilidades sobre o ativo (ROA) e sobre o patrimônio líquido (ROE), observando de que maneira os resultados são formados. Para a análise deste estudo e quanto aos seus procedimentos, esta pesquisa se caracteriza por bibliográfica. Beuren (2006, p. 87) explica que o material consultado na pesquisa bibliográfica abrange todo referencial já tornado público em relação ao tema de estudo, como artigos, revistas, livros, monografias, entre outros. Por meio dessas bibliografias reúnem-se conhecimentos sobre o tema pesquisado. O Objetivo deste estudo é apresentar o Método DuPont, como ferramenta para análise financeira das empresas, verificar de uma maneira objetiva como é formado o resultado para se avaliar a situação financeira da empresa, utilizando-se das demonstrações contábeis.

Histórico do Método Dupont

O método Dupont originou se nos Estados Unidos no início do século XX, devido a ocorrência de várias incorporações de firmas que deram origem a grandes empresas.

Anteriormente, o trabalho era feito de forma independente nas firmas. Mas, com as unificações, iniciou-se o sistema de gestão de múltiplas atividades. Com isso houve a necessidade de uma gestão para gerenciar informações complexas com o intuito de obter maior geração de lucros, utilizando uma administração centralizada, na qual a mesma coordenava e controlava toda a firma. Fundada em 1903, a firma de explosivos Dupont Powder Company foi considerada um exemplo de contabilidade gerencial que integrava múltiplas atividades. Inicialmente a empresa Dupont trabalhava na fabricação de produtos químicos, com o foco principal em pólvora. Em virtude de uma crise familiar de sucessão, três primos, Alfred, Coleman e Pierre, assumiram o controle da empresa Dupont, fazendo a troca dos títulos da nova empresa, por ativos dos então proprietários, comprometendo-se a obter ganhos iguais ou melhores que os atuais. Para tal objetivo, passou a utilizar o retorno do investimento, como medida básica do desempenho, utilizada no planejamento, avaliação e controle dos lucros desejados pelos acionistas. A empresa procurava investir no que lhe daria uma maior rentabilidade, sendo utilizado o princípio da oportunidade.

A Análise do Método DuPont

O Método DuPont tem sido por muitos anos, usado pelos administradores financeiros como uma estrutura para analisar as demonstrações contábeis e avaliar a situação financeira da empresa. Este método consiste em fundir a DRE e o BP em duas medidas-sínteses da lucratividade:

a taxa de retorno sobre o ativo total - ROA

a taxa de retorno sobre o patrimônio líquido - ROE.

Inicialmente, reúne-se a margem líquida, a qual mede a lucratividade sobre as vendas, com o giro do ativo total, que indica o quão eficientemente a empresa utilizou seus ativos na geração das vendas.

Na fórmula do Método DuPont, o produto desses dois índices resulta na taxa do retorno sobre o ativo total (ROA):

ROA = Margem Líquida x Giro do Ativo Total.

Substituindo os termos apropriados na equação e simplificando seus resultados, temos:

ROA = (lucros líquidos depois do IR / vendas) x (vendas / ativo total) = lucro líquido depois do IR / ativo total.

A fórmula DuPont permite à empresa decompor seu retorno em dois componentes: lucro sobre vendas e eficiência no uso dos ativos. Normalmente, uma empresa com baixa margem líquida tem um alto giro do ativo total, por outro lado, uma empresa com alta margem líquida tem um baixo giro do ativo total. Há de se notar que em ambos os casos resulta em retornos razoavelmente bons sobre o ativo total.

De acordo com Gitman (1997, p. 125) o Método DuPont “funciona como uma técnica de busca que ajuda a localizar as áreas-chaves responsáveis pela desempenho financeiro da empresa”.

Kassai (2005, p. 179) afirma que “A taxa de retorno sobre o ativo Return on Assets (ROA) também é uma medida de retorno de investimento [...]”.

A fórmula pode ser explicada da seguinte maneira:

ROA = LL depois I.R. x Vendas = LL depois do I.R.

Vendas Ativo Total Ativo Total

A definição de margem é dada por Marion (2002, p. 166) da seguinte maneira:

Significa quantos centavos de cada real de venda restaram após a dedução de todas as despesas (inclusive o Imposto de Renda). [...] Estes indicadores de Lucro sobre Vendas são conhecidos como lucratividade, ou seja, apuram quantos centavos se ganha por real vendido.

A margem líquida focaliza o lado operacional da empresa. Trabalha com os dados da DRE, mostrando o grau de eficiência da produção na geração do lucro líquido. A importância desta análise reside em medir a operação da empresa na geração do lucro aos acionistas.

Além da definição acima anotada, o mesmo autor, conceitua giro como :

A eficiência com que a empresa utiliza seus Ativos, com o objetivo de gerar reais de vendas. Quanto mais for gerado de vendas, mais eficientemente os Ativos serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com