TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nosso Brasil

Dissertações: O Nosso Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

O nosso Brasil

Os movimentos sociais no Brasil sempre foram representados por duas vertentes básicas a intelectualidade inorgânica (extrema direita) e movimentos proletários (extrema esquerda); isso até o inicio da década de 1990 e antes da instalação de um política neo liberal; na atualidade os movimentos sociais (vide protestos em capitais brasileiras) incorpora elementos de todas as camadas sociais; étnicas e religiosas. O que se configura também pelo processo de abertura econômica; abertura e interpenetração de mercados, na globalização e na ampla informação; através de redes sociais.

As manifestações tem causado uma grande preocupação aos governantes do Brasil, e tudo isso começou quando viram o quanto estavam gastando com a Copa, por isso o autor do texto diz que não é mais copa das confederações e sim copa das manifestaçoes, e com isso veio uma tsunami de protestos.

Pelo fato de vivermos em um país democrático (onde a sua definição de democracia é: poder do povo), e há muito tempo não vemos exercendo nosso papel de falar, exigir, e dizer o que queremos. Um dos fatores é que passamos tempo "acomodados" com o que as autoridades políticas nos proporcionavam, sem ao menos perceber que tudo o que vivemos, é o que eles querem e não o que nós queremos. Acomodados com a monotonia. Mas desde a Ditadura Militar, existiam pessoas as quais não eram movidas pelo "sistema" e iam em busca de conhecimento. Mas não podiam liberá-los pois o mesmo sistema acabava correndo atrás dele. Mas após a Ditadura, ainda restaram pensadores assim, e hoje muitos de nós temos a vontade de conhecer mais sobre o que é nosso por direito e estamos querendo mostrar as autoridades que sabemos bem sobre.

A relação entre futebol e questões de ordem sociais é amenizadora. O futebol serve como atenuante de questões sociais porque muitas das vezes esconde problemas. Problemas referentes a pobreza , corrupção e educação etc.. Um exemplo disso é em época de Copa do Mundo a população esquece de problemas sociais só para acompanhar a Seleção.

Tudo isso leva-nos a entender que devemos lutar pelo nossos direitos, devemos ficar de olhos abertos e entender que o governo so pensa no seu propio bem estar, e dificilmente pensam naqueles que não tem o que comer ou onde dormir, eles so pensam em qual patamar esta o Brasil la fora, sem percebe que aqui dentro esta uma bagunça, uma desordem, uma zona, zona essa que se da a guerra, guerra entre nós mesmos, pois muitos tem suas opniões diferentes das nossas, que lutamos por um Brasil mais justo. Talvez estes que pensam diferente não precisem pegar Onibus ou metro, não precisam enfrentar filas em hospitais, e tudo isso vem de sua formação, vem de berço.

Vamos continuar lutando por um Brasil mais justo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com