TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa

Por:   •  29/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.472 Palavras (10 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Federal de São Carlos

Centro de Educação e Ciências Humanas

Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa

Instituto Natura

Grupos Interativos: Uma ferramenta eficaz para melhor aprendizagem.

Trabalho de conclusão do curso de Aperfeiçoamento em Comunidades de Aprendizagem, destinado a formadores.

Parceria NIASE/UFSCar – Instituto Natura

Autor/a: Mariene Pereira Lopes

Secretaria Municipal de Ibitiara

2017 

[pic 3]           [pic 4]

[pic 5]   [pic 6]

Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.

Paulo Freire

Resumo

Este paper tem como objetivo apresentar o trabalho de eficácia das Atuações Educativas de Êxito em turmas do ensino fundamental I e II, nas Escolas - Joel Porto, Manoel Pedro e Maria Eulice de Menezes Porto, no município de Ibitiara-Bahia, enfatizando as relações estabelecidas entre os estudantes, voluntários e professores diante de tal atividade. Esta consiste em uma prática diferenciada, que cativa e potencializa em uma melhor aprendizagem por meio da aprendizagem dialógica. Trata-se de experiência que evidenciou um maior impacto na melhoria dos resultados educacionais.

Palavras - chave: Grupo Interativo, Aprendizagem, Interação, Solidariedade e Diálogo igualitário.

Introdução

A interação entre professores, alunos e comunidades se constitui atualmente como um dos elementos facilitadores do processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, ao potencializar as interações em sala de aula, a partir da integração de estudantes em diferentes níveis de desenvolvimento esta passa a ser um fator determinante no processo de aprendizado. De acordo com Vygotsky(1991), aquilo que em um determinado momento uma pessoa só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante ela certamente conseguirá fazer sozinha. Assim, de acordo com o autor, a zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã.

Todos são capazes de aprender, por isso, possibilitar uma ajuda entre iguais faz com que aquele estudante que ficaria para trás, consiga realizar todas as atividades, aprendendo de modo coletivo. Este processo, por sua vez, incrementa a aprendizagem do aluno mais avançado, já que, através da explicação para seus colegas, se aprofunda nas aprendizagens adquiridas e atribui maior sentido e significado.

Dentro dessa proposta surge Comunidade de Aprendizagem, um projeto educativo dedicado à ampliação da participação da comunidade escolar e de pessoas do bairro, intensificando e diversificando as relações entre escola, família e comunidade em torno; articulando assim, de maneira dialógica, para abonamento máximo da aprendizagem, tendo à interação, o diálogo, a diversidade e solidariedade como ferramentas de qualificação na busca da melhoria das práticas. Segundo Aubert et al (2008. p:167):

Acontecendo a aprendizagem de forma dialógica, em interações em que se reconhece a inteligência cultural de todas as pessoas, está orientada para a transformação do grau inicial de conhecimento e do contexto sociocultural, como meio de alcançar o êxito de todos. As interações aumentam a aprendizagem instrumental, favorecendo a criação de sentido pessoal e social, e que são guiadas pelo sentimento de solidariedade, em que a igualdade e a diferença são valores compatíveis e mutuamente enriquecedores.

Nessa perspectiva, a escolha por discorrer sobre os grupos interativos, deu-se pelo fato de ser uma das atuações que vêm sendo qualificada cada vez mais, nas classes do ensino fundamental I e ensino fundamental II, da rede municipal de Ibitiara (BA) por meio de acompanhamentos in loco e de entrevista com: cinco professores, seis coordenadores e oito voluntários, sendo dez turmas com uma enorme heterogeneidade, estudantes que não realizava atividade e não participava da aula nos grupos interativos começaram a participar. Isso revela MELLO (2012 p.130-131).

A ocorrência de grande mudança de hábito nas relações entra as crianças, jovens e adultos na escola e de todos para com o conhecimento, uma vez que se começa a difundir um novo hábito cultural tão importante para a ressignificação da escola como um espaço de todas as pessoas, no qual cada uma pode aprender o máximo possível, com alegria, respeito e solidariedade.

São notáveis as mudanças culturais dentro de cada aluno, voluntário e professor; uma vez que os desafios estão para além da leitura, escrita e cálculo. Faz-se necessário assim, construir uma aprendizagem dialógica, compartilhada, envolvente, participativa a partir do estabelecimento de novas relações com a sociedade.

 Desenvolvimento

        Numa sociedade que está sempre em transformação, o professor contribui com seu conhecimento e sua experiência, tornando o aluno crítico e criativo, estando voltado ao ensino dialógico, uma vez que os seres humanos aprendem interagindo com os outros. O professor deve provocar ao aluno para que se torne num aluno sujeito da ação. Acreditando que todos tenham a oportunidades de falar, argumentar suas hipóteses, chegar as conclusões ajudando o aluno a se perceber parte do processo eficaz de construção.

De acordo com Instituto Natura (2017), Caderno de Formação de Comunidade de Aprendizagem,

Grupo Interativo é uma forma de organização de aula que proporciona os melhores resultados da atualidade quanto à melhoria da aprendizagem e da convivência. Por meio deles, as interações se multiplicam, se diversificam, e o tempo de trabalho efetivo se expande. Esse tipo de organização inclui todos os estudantes, contando com o apoio de outros adultos, além do professor responsável pela aula. Nos Grupos Interativos o objetivo é desenvolver, dinamicamente, a aceleração da aprendizagem para todos, além de valores e sentimentos como a amizade e a solidariedade.

De acordo com pesquisas da comunidade científica internacional esse tipo de organização de aula tem maior impacto no rendimento educativo. INSTITUTO..., [s.d.]

Uma organização de grupos heterogêneos que faz a diferença permitindo consolidar seu conhecimento com o do colega, tendo a participação de voluntários, este devem ser incentivados a adotar atitudes que favoreçam o sucesso de interação dos alunos na execução das atividades; potencializando a troca entre pares no rodízio das atividades, com intervenções mais precisas do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (532.4 Kb)   docx (309.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com