TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Social: Oficinas Educativas e Criativas

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  1.122 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto Social: Oficinas Educativas e Criativas

Alunas: Giuliana Akkawi e Isabella Gomes

Universidade Anhembi Morumbi

1. Apresentação do problema/justificativa

No mundo em que vivemos é possível identificar uma intensa necessidade das pessoas em consumir cada vez mais. Sabe-se que as datas comemorativas têm um aspecto afetivo considerável, mas que, no entanto, sempre envolve o comércio.

A grande questão é que esta situação tem gerado pessoas consumistas, aumentando as desigualdades sociais, pois enquanto uns podem comprar exageradamente, outros, muitas vezes não possuem dinheiro sequer para as necessidades básicas. Segundo dados do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) 7 milhões de pessoas ainda passam fome no Brasil enquanto um relatório recente da Worldwatch Institute, órgão de pesquisa internacional, nos mostra que em 2006 os Estados Unidos sozinhos foram responsáveis por 32% do total de tudo que foi consumido no planeta. Uma grande constatação diz respeito ao fato de eles representarem apenas 5% de todos os habitantes da Terra. Se todos vivessem como nossos vizinhos do norte, o mundo só comportaria uma população de 1,4 bilhões de pessoas.

Além disso, este consumo exagerado remete a uma outra questão de extrema importância atualmente, que é a sustentabilidade. Percebemos então que o consumo exagerado não só é desigual, mas também agride o Meio Ambiente, já que exploramos incessantemente a matéria prima do nosso planeta.

Percebendo estas duas questões de suma importância, o projeto OEC – Oficinas Educativas e Criativas, busca atender crianças carentes de orfanatos para proporcionar momentos de aprendizagens e brincadeiras com brinquedos recicláveis. Tais oficinas têm por objetivo não somente conscientizar do quanto esses brinquedos simples podem ser usados de forma criativa e divertida, mas também para proporcionar momentos de aproximação e afeto.

2. Objetivos

  • Enfatizar a importância do brincar e aprender com materiais reutilizados.
  • Visar à importância da preservação do meio ambiente e suas causas.
  • Levar as crianças a perceber como o material reciclável pode se transformar.  

3. Princípios Metodológicos

3.1. Contexto de estudo

O projeto será realizado na Casa de Amparo Tia Marly que fica localizada em Santana, zona norte de São Paulo. O nome desta casa foi dado em homenagem a uma de suas fundadoras, Dona Marly, que trabalha há 17 anos com crianças abrigadas em Instituições. Atualmente a casa tem estrutura para abrigar no máximo 17 crianças e busca de forma diferenciada contribuir para o desenvolvimento de cada criança ali abrigada. E tem como principal finalidade social abrigar crianças e/ou adolescentes, sob medida protetiva de Abrigo, com os direitos violados, encaminhados pelo Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude, oferecendo-lhes: proteção em moradia dentro de um clima residencial, alimentação e vestuário.

3.2. Participantes do projeto

As crianças que participarão do projeto fazem parte da Casa de Amparo Tia Marly e estão lá por encaminhamento do Conselho Tutelar. A faixa etária é de 2 a 14 anos.

3.3 Instrumentos para a coleta dos dados

Oficina de brinquedos reciclados - O intuito do nosso projeto é propor às crianças da Casa de Amparo mencionada a importância da reciclagem e a conscientização sobre o consumo sustentável. A proposta é levarmos alguns materiais recicláveis como: garrafa pet, latas e potes. Para ensinarmos as crianças a montar alguns brinquedos recicláveis e com isso ensiná-los o quanto esses materiais reciclados podem ser úteis e ainda divertidos. Primeiramente dividiremos as crianças em duas turmas e faremos duas oficinas. A primeira será com as crianças menores (abaixo de 5 anos). Após nos apresentarmos, falaremos brevemente sobre a reciclagem e sobre a montagem dos brinquedos, os materiais já estarão prontos para a montagem para não dificultar ou causar algum acidente. Após a montagem, faremos um tempo de brincadeiras, proporcionando um momento lúdico e possibilitando também trocas de afetos e conversas.

A segunda oficina será com as crianças maiores (acima de 5 anos), com elas faremos uma apresentação e em seguida uma roda de conversa sobre o que é a reciclagem e o por que é importante o consumo sustentável, será uma oportunidade de ouvi-los e também de complementar sobre este tema tão importante. Com eles montaremos também alguns brinquedos e teremos um tempo para brincadeiras e conversas. Após as duas propostas serem realizadas, nos despediremos das crianças e deixaremos o aprendizado que estarão marcados pelos brinquedos que teremos montados juntos. Pretendemos manter contato com a Casa de Amparo Tia Marly, como forma de saber sobre os frutos da oficina.

4. Fundamentação Teórica

4.1 Consumo Sustentável

O Consumo Sustentável tem sido uma das causas mais indicadas como o maior problema na redução dos impactos gerados pelos resíduos sólidos. A maior importância do Consumo Sustentável é criar para nos seres humanos uma consciência ecologicamente seletiva, adquirindo e aprendendo dentro do nosso cotidiano novos hábitos e maneiras de consumo, onde a nossa responsabilidade é diminuir o volume de desperdício, observando sempre as nossas necessidades reais, sabendo que nem sempre tudo que consumimos realmente precisamos. Primeiramente, deve-se educar para reutilizá-la, uma vez que muito dos produtos que consumimos podem servir para novos usos. Assim sendo, o consumo sustentável deve estar ligado também à reciclagem dos resíduos gerados, ou seja, introduzindo-os novamente no sistema produtivo de forma que se transformem em novos produtos (CORTEZ E ORTEGA).

Portanto, segundo as autoras,

Essas mudanças nos hábitos de consumo são difíceis de ser alcançadas a curto e médio prazo; sua conquista é gradual, e seus resultados irão se dar ao longo do tempo. As responsabilidades por tal meta devem envolver diversos agentes, entre eles econômicos, sociais e políticos, por meio de politicas públicas e propagadas educacionais específicos direcionados a temática (CORTEZ E ORTIGOZA, 2007, p. 13 ).

Com isso as autoras propõem que é necessário criar ações para a comunidade participar de forma efetiva e ativa na implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos, com o objetivo e o propósito de separar sempre os materiais recicláveis e os reutilizáveis. As ações devem ser colocadas em prática, incentivando a implantação de projetos que visem à organização dos catadores de resíduos, os quais são os mais afetados e atingidos pela ausência de políticas públicas e pelo contato direto com o lixo e com a sujeira, estando sujeitos à contaminação e doenças. Portanto, qualquer programa de coleta seletiva deve envolver diretamente os catadores que sobrevivem e retiram o sustento da comercialização dos materiais recicláveis. Partindo dessas informações as autoras abordam que :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com